Victor Colonese, também atleta da Unisanta, conquistou a prata nos 10 Km.

Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), sagrou-se campeã nas duas provas de maratonas aquáticas do Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos de Belém. Neste domingo (18), a atleta venceu os 10 Km e repetiu o brilhante desempenho dos 5 Km disputados na última sexta-feira (16). Com os resultados, Ana recebeu a premiação “Señor de Sipan”, oferecida pela Orden de Los Caballeros das Américas, aos melhores de cada modalidade do Sul-Americano de Belém.

Ana Marcela dominou desde o início a prova de 10 Km e terminou o percurso  com o tempo de 1h47min24s62. O pódio foi completado pela venezuelana Yanel Pinto, que chegou em 2º lugar (1h48min33s94), seguida pela equatoriana Nataly Caldas, que ficou com a 3ª colocação (1h48min35s69).

“A vitória só vem conforme treinamos. E tenho treinado muito, ainda mais depois de ter perdido a vaga olímpica, por isso tenho que fazer deste ano, o melhor ano possível, sem Olimpíadas, tentando sempre estar no pódio em todas as competições. Agora no final, me arrepiei com o grito da torcida próximo à chegada e é isto que nos faz se empenhar ainda mais em busca de vitórias”, disse Ana Marcela Cunha, atual campeã mundial dos 25km, em 2011.

A outra brasileira na prova, Betina Lorscheitter, terminou na 9ª posição, com o tempo de 1h56min13s42.

No masculino, Victor Colonese, também nadador da Unisanta, foi o melhor brasileiro na prova de 10 Km e conquistou a prata, com o tempo de 1h54min26s31. A prova foi vencida pelo equatoriano Ivan Enderica, que terminou o percurso em 1h53min22s40. O brasileiro Allan do Carmo ficou com o bronze (1h54min46s45).  Enderica já havia conquistado o ouro nos 5 Km em prova disputada na sexta-feira (16) e assim como Ana Marcela, também recebeu o prêmio “Señor de Sipan”.

“Eu já esperava brigar por medalha. Estou satisfeito com esta prata depois do bronze nos 5km do Sul-Americano de Praia, do Equador, no ano passado. Nadar aqui é complicado, pois você segue o barco-madrinha, mas a maré vira e perdemos a referência. Até os seis quilômetros nadei colocado ao Enderica, mas a partir dali, ele apertou o ritmo e não deu para segui-lo. Me preocupei em garantir o segundo lugar, já que o Bertola, da Argentina, o Allan, e o Maldonado, da Venezuela, estavam colocados a mim”, explicou Colonese.

O Brasil foi o campeão geral sul-americano de maratonas aquáticas, após computar os tempos das provas de 5 km e 10 km masculina e feminina. Os brasileiros totalizaram 7h41min21s70, seguidos por Venezuela (7h42min14s75) e Equador (7h46min13s73).

A largada da prova foi da Universidade Federal do Pará e a chegada, na Estação das Docas, atração turística da capital paraense. Logo no início, os atletas sofreram com a maré contrária e quase não saíam do lugar. Mas quando a maré virou, a correnteza a favor beneficiou os nadadores.

Após as quatro provas de maratonas aquáticas do Sul-Americano de Belém – 5km e 10km masculino e feminino – o quadro de medalhas da modalidade ficou assim: 1º Brasil (2 ouro, 2 de prata e 1 de bronze); 2º Equador (2 ouro e 2 bronze);  3º Venezuela (1 prata e 1bronze); 4º Argentina (1 prata).

Fonte: CBDA