Promover o contato frequente entre os universitários e as empresas líderes em seus segmentos é uma das propostas da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Na noite desta quinta-feira (27), o curso de Engenharia Química recebeu representantes da Basf – empresa química alemã, líder mundial no ramo, com 150 anos de atuação.

A coordenação do curso foi procurada pela empresa que demonstrou amplo interesse em contar com alunos de Engenharia Química da Instituição em seu processo seletivo para o preenchimento de vagas de estágio e, futuramente, como profissionais. Atualmente, a Basf possui ex-alunos de Engenharia da Unisanta em suas unidades.

Antes da palestra, os engenheiros conheceram um dos laboratórios utilizados pelos alunos de Engenharia Química, o de Operações Unitárias, e ficaram impressionados com a tecnologia disponível para o aprendizado.

O Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta é referência no País, segundo o MEC, pela infraestrutura e seus módulos didáticos, que reproduzem as operações fundamentais de uma indústria. Centenas de equipamentos produzidos na própria universidade já foram adquiridos por Instituições de Ensino Superior públicas e particulares de várias regiões do País.

“Já tinha ouvido falar desse laboratório, mas pude constatar que o aluno da Unisanta consegue visualizar na prática, através dos diversos equipamentos disponíveis, o que acontece na indústria, e isso facilita muito o aprendizado. Os alunos devem aproveitar ao máximo esse ambiente para que possam chegar preparados ao mercado de trabalho”, disse Henry Miller Moreira Biruel, engenheiro de Processos da Basf.

Palestra – Durante a palestra, que contou ainda com a participação do gerente de Engenharia de Processo, Carlos Arthur Peixoto, os visitantes apresentaram as oportunidades oferecidas pela Basf, considerado o maior grupo químico do mundo. Falaram também sobre a área de atuação da empresa e a engenharia de processos. Segundo os engenheiros, essa é uma das alternativas que os alunos têm para estágio quando estão no terceiro e quarto anos do curso.

Quanto ao perfil profissional desejado pela empresa, Miller destacou: “procuramos pessoas dedicadas, com conhecimento técnico, que consigam se comunicar facilmente e possam desempenhar o que estão aprendendo na faculdade dentro da indústria, além de ajudar a empresa a obter suas melhores metas e resultados”.