Foto: Denise Braga

Sediado há mais de duas décadas na Unisanta, o TEP celebra 46 anos da sua criação

O Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta) participa da programação do 57º FESTA, com a leitura dramática A CONDESSA, A CIGANA, E O AMOLADOR DE FACAS e a apresentação do documentário ROSINHA SINHÁ, em que são homenageadas duas precursoras do rádio santista, Dona Alayde Camargo (a Dindinha Sinhá) e a jornalista Rosinha Mastrângelo. As apresentações serão realizadas na próxima quarta-feira (2/9), às 19h, no Teatro Guarani, Praça dos Andradas, nº 100, com  entrada franca.

A FANTÁSTICA HISTÓRIA DA CONDESSA DELLA LATA E O INCRÍVEL AMOR DA CIGANA PELO AMOLADOR DE FACAS é uma das montagens mais emblemáticas do TEP, lançada há dez anos. Para esta nova visão da história da “Condessa”, o autor Gilson de Melo Barros, que assina também a direção da leitura e do documentário, simplificou o nome do texto para “A CONDESSA, A CIGANA E O AMOLADOR DE FACAS”. O diretor manteve, entretanto, suas premissas iniciais de homenagem aos precursores do rádio santista, com destaque à rádionovelista vicentina IVANI RIBEIRO, uma das primeiras mulheres no Brasil a ocupar tal posição.

A história é baseada em fatos reais narrados pela artista plástica e professora SIMONE SOMENZARI BRAZ (na vida real, bisneta da personagem principal da obra, e hoje professora do Colégio Santa Cecília), além de vasta pesquisa bibliográfica, cujos dados foram coletados e organizados pelo autor.

O texto conta a trajetória da Família Della Lata, nobres italianos, de estirpe, e suas ramificações com o Brasil, em especial com a cidade de Santos, onde a filha Simone,  deserdada por amasiar-se com um “mouro”, aqui constitui família e tem como prole, entre três outros filhos mais velhos, a menina VILMA SIMONE, que desde cedo demonstrou enorme talento para a literatura.

A narrativa tem início quando Vilma Simone, já em idade adulta, internada em um hospital psiquiátrico e acreditando ser Ivani Ribeiro, relata sua história pelos corredores das rádios santistas, lá pelos anos 30 do século passado.

SILVIO ROUPA

Para a Leitura Dramática foram convidados atores de três gerações do Teatro Santista, com destaque para a participação do rádioator SILVIO ROUPA, figura tradicional nos palcos santistas, oriundo das fases áureas tanto da Rádio Clube de Santos, como da Rádio Atlântica, uma das pioneiras do Brasil. Sílvio atuou em textos produzidos pela então rádionovelista Rosinha Mastrângelo, entre outros.

LINDALVA PAROLINI e CÍCERO PINTO

No papel de Vilma Simone atua LINDALVA PAROLINI, atriz da geração de ouro do Teatro Santista, período compreendido entre os anos 60 e 80. A atriz apresentou-se  várias vezes ao lado do então ator e diretor santista Carlos Alberto Sofrredini, a quem, através de Lindalva, o TEP  presta suas  homenagens.

Sob a direção do também saudoso GREGHI FILHO, contando com a participação dos artistas Roberto Marquessi (atuação), Newton Souza Telles (figurinos) e Jean Herrera (confecção dos figurinos), entre outros, Lindalva participou da lendária montagem “Gilles de Rais – O Bruxo”, de autoria do próprio Greghi, incluída na programação dedicada à inauguração do Teatro Municipal Brás Cubas (Santos – 1976).

Ao lado de Lindalva está o veterano ator CÍCERO PINTO, do mesmo período áureo do Teatro Santista e de movimentos e ações sindicais ligados ao ambiente metalúrgico. Cícero conta com passagem pelos primórdios do Grupo TEP, lá pelos anos 80, em participação especialíssima, atuando na leitura de diversos personagens.

BÁBARA BRAWN e VAL NASCIMENTO

BÁRBARA BRAWN e VAL NASCIMENTO fazem parte da geração intermediária do elenco convidado. Bárbara vem do Grupo Genoma (Praia Grande), e há três anos integra o elenco permanente do Grupo TEP, destacando-se por sua atuação personalística, desenvolvida através de exercícios propostos pelo teatro físico e outras vertentes do teatro contemporâneo que exigem do ator toda sua corporalidade para o desenvolvimento da atuação.

Val Nascimento é atriz do Grupo Dramatúrgica Oficina, mantido pela escola de teatro TESCOM (Santos), e atualmente aprimora-se através das aulas frequentadas semanalmente no Teatro Escola Célia Helena, em São Paulo. Por sua versatilidade, Val encarna nesta “montagem leitura” a pele e voz de várias personagens, dedilhando-se brilhantemente entre o drama e a comédia.

NOVOS ÍCAROS

Vindos de vários núcleos de aprendizagem teatral santista, estes “Novos Ícaros”, jovens atores apaixonados pela rotina teatral, completam o elenco. TALES ORDAKJI e JOELY NASCIMENTO, da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, e BEATRIZ SILVA , do TESCOM. Como atores convidados  atuam convidados CLEBER FERNANDO DA SILVA e IZABEL APARECIDA.

“A CONDESSA, A CIGANA E O AMOLADOR DE FACAS”

Texto Original e Direção – GILSON DE MELO BARROS.

Assistência de Direção – BÁRBARA BRAWN.

Elenco – SILVIO ROUPA / LINDALVA PAROLINI / BARBARA BRAWN / VAL NASCIMENTO  JOELY NASCIMENTO / BEATRIZ SILVA / TALES ORDAKJI /  CLEBER FERNANDO     DA SILVA E IZABEL APARECIDA.

Fotos – DENISE BRAGA.

Design gráfico – MARCIA OKIDA.

Produção – TEATRO EXPERIMENTAL DE PESQUISAS

Apoio cultural – UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

“ROSINHA SINHÁ”

Direção – Gilson de Melo Barros

Direção de fotografia – Marisvaldo Scácio.

Edição e finalização – Santa Cecília TV

Produção – Teatro Experimental de Pesquisas

Consultoria – Ivani Cardoso

Apoio cultural – Universidade Santa Cecília.

Cópia atualizada – Museu da Imagem e do som / Santos.

Entrevistas : Lady Martines / Silvia e Ciza Arias / Oneyda March / Aline Silva / Neuza Boturão / Henriqeu Caçilhas / Jurema Chaves / Edna Sudan / Roberto Peres /Carlos Pinto.

Gilson de Melo Barros – 991016124