Alunos de Engenharia de Petróleo publicam artigo na revista TN Petróleo

834

O estudo mostra que as crises na indústria do Petróleo são cíclicas e que a tendência é a diminuição com o passar dos anos.

Mais uma vez, alunos de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tiveram artigo publicado na revista TN Petróleo, o primeiro veículo impresso brasileiro voltado exclusivamente para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis.

Estudantes do 5º ano, Laís Cecato Eizer, Karen Mika Goto e Gustavo Castro Ribeiro Ferreira Silva escreveram o artigo: As crises por detrás da crise: Estudo Econômico, Geopolítico e Histórico do Brent, publicado na edição n°115 (setembro/outubro) da revista.

De acordo com Laís, o artigo é produto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e tem por objetivo mostrar ao público que a crise mais recente que assolou a Indústria de Petróleo não é a primeira a ocorrer no setor. Os alunos contaram com o apoio do Prof. Victor Suman Guirao, engenheiro da Petrobras, e da Profª. Luciene de Arruda Bernardo.

“O artigo traz um estudo das sete crises que impactaram, a nível global, a indústria petrolífera desde 1970, mostrando que as crises são cíclicas e que há uma tendência de que o período de duração das mesmas reduza com o passar dos anos. Aponta ainda, que o petróleo continuará a configurar, apesar das novas fontes de energia renováveis, como matriz energética e que a indústria petroquímica continuará a nutrir a demanda mundial de petróleo no futuro”, explica a aluna.

A edição da qual os alunos participaram circulou em importantes eventos da área de petróleo, entre eles o OTC Brasil 2017, que reuniu executivos e profissionais do mundo inteiro para apresentação de trabalhos científicos; a Profissional do Futuro; e a Rio Pipeline, conferência que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, entre outras autoridades.

O artigo também foi publicado na edição virtual da revista e pode ser lido, na íntegra, no link: http://www.tnpetroleo.com.br/revistas/