Após se inscreverem entre mais de 17 mil estudantes em todo o Brasil, e vencerem cerca de 4 mil candidatos do Estado de São Paulo, Raoni Silva Peixoto e Caio Portella, alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), serão os representantes paulistas na etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae.

Raoni (4º semestre de Engenharia Civil) e Caio (8º semestre de Ciências da Computação), conquistaram o primeiro e o segundo lugar no ranking estadual da competição. Um terceiro estudante de São Paulo, Luiz Dantas completa a equipe que disputará com outros grupos de todos os estados brasileiros.

“O desafio continua. É um motivo de muito orgulho e exemplo para os demais estudantes. São jovens preparados e entusiasmados como eles que farão a diferença para a nossa cidade”, afirmou o gerente do Sebrae -SP Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi.

O grupo embarca dia 29 de novembro, nesta sexta-feira, para Brasília, onde disputarão a fase final até o dia 4 de dezembro.

“Conseguimos uma boa colocação na tabela estadual e estamos focados e estudando. Sem desmerecer os demais participantes, que são bons. Nós podemos”, afirmou Raoni.

“Participar de um desafio como esse agrega valor a todos, principalmente para quem tem espírito empreendedor e pretende abrir uma empresa”, disse Caio.

Desafio – É uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao participar do Desafio, o estudante será estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Os participantes colocam à prova a habilidade em gerir negócios participando das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

Professores e alunos participantes podem ainda faturar prêmios, que vão desde troféus a viagens.

“É uma satisfação para a Unisanta ter alunos com o espírito empreendedor. É um aprendizado muito grande. Estamos torcendo por eles”, disse o Diretor de Relações Institucionais e de Negócios, eng. Luiz Vidal de Negreiros.

De acordo com Raoni, o processo foi dividido em duas etapas. Na primeira eles tiveram que montar e gerenciar oito empresas. Os estudantes participaram ainda de cursos online e presenciais e de papo-negócio com consultores do Sebrae que já participaram do desafio.

Focado, Raoni enxerga esta oportunidade já com olhos no futuro. “Busco crescer profissionalmente. Quero ser empregado, mas isso não bastará. Com o tempo pretendo montar a minha construtora. Esse conhecimento de empreendedorismo será muito útil”.