Retratos de uma realidade ignorada é o tema da exposição fotográfica que mostra com sensibilidade a situação em que vivem os imigrantes haitianos presentes em Brasileia, cidade localizada no sul do estado do Acre. Os registros foram feitos pelas lentes do estudante de jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Matheus José Maria, com a participação dos alunos Vinícius Kepe e Jéssica Alves, responsáveis pelo conteúdo informativo. A abertura da mostra, que tem apoio da Secretaria de Cultura de Guarujá e parceria da Unisanta, será neste sábado (17), às 16 horas, na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá.

O evento cultural é um convite ao público para mergulhar num marcante universo social ao se deparar com as 30 fotos que relatam o cotidiano dos imigrantes no abrigo humanitário de Brasileia. Textos informativos serão disponibilizados para que os convidados conheçam o contexto do material exposto. No local, também haverá vídeos que registraram alguns momentos dos imigrantes no abrigo e na cidade.

Quem comparecer ao evento de abertura terá a oportunidade de participar de um bate-papo com os estudantes da Unisanta e um historiador, os quais apresentarão detalhes da viagem e questões da imigração.

No mês de julho, a partir do dia 18, a exposição estará no município de Cubatão, no Parque Anilinas.

Programação

Dia 17/5 a 1º/6 – Abertura da exposição na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – Guarujá

Dia 18/7 a 3/8 – Exposição no Parque Anilinas – Cubatão

Perfil dos estudantes

Matheus José Maria, idealizador do projeto e fotógrafo, trabalha atualmente como assessor de imprensa do Serviço Social do Comércio (SESC) de Santos, grande instituição que promove o acesso do público aos mais diversos tipos de eventos culturais. Apaixonado por fotografia, acredita que ela é uma das mais importantes ferramentas para promover a mudança social e ajudar pessoas, cujas condições são normalmente ignoradas. Sua inspiração vem de fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Maurício Lima, Robert Capa e outros tantos que mudaram o mundo com suas fotografias.

Vinícius Kepe, redator de uma coluna no jornal santista Boqnews, é repórter e produtor de conteúdo (estagiário) na emissora VTV, afiliada do SBT, em Santos. Além da profissão comunicativa, cultiva admiração pela Sétima Arte e o gosto pela leitura, fontes indispensáveis para a obtenção de sabedoria.

Jéssica Alves, estagiária da TV Tribuna, filial da Rede Globo na Baixada Santista, também atua no programa esportivo Esporte por Esporte, televisionado pela Santa Cecília TV. Já integrou a equipe de estagiários da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Vicente (SP), onde também teve a oportunidade de apresentar e produzir o programa de rádio Tribos, na Primeira FM. Apaixonada pela profissão que escolheu exercer, acredita que a atividade de informar é mudar, em parte, a sociedade.

A imigração

No dia 12 de janeiro de 2010, a República do Haiti foi atingida por um fenômeno natural de proporção nunca antes registrada na história do país caribenho: um terremoto de magnitude 7, que matou mais de 200 mil pessoas, deixou 300 mil feridas e uma média de três milhões de desabrigadas. Estimam-se que 80% das construções do país – que já era prejudicado pela corrupção política – foram destruídas, agravando a situação de 9 milhões de haitianos, 80% vivendo abaixo da linha da pobreza.

Em dezembro, onze meses depois, alguns haitianos decidiram sair do país para procurar trabalho e recomeçar a vida. Neste processo, as famílias elegiam os mais capacitados e lhe entregavam as últimas econômicas para pagar as despesas da viagem, um valor que chegava a UR$ 2 mil.

Soldados, enviados pelo governo brasileiro para fortalecer as Forças de Paz das Organizações das Nações Unidas (ONU), no Haiti, conquistaram a simpatia do povo caribenho, que logo relacionaram o carisma dos militares com os da população do Brasil. Enquanto os militares arranhavam o creole, umas das línguas oficiais do país – o francês é a outra-, os haitianos dominavam o português. Com isso, o destino para recomeçar a vida já estava definido: Brasileia.

Contatos com os autores:

Matheus (13) 98165-6655 / (13) 99655-6655