O professor do Curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Wanderley Camargo, foi um dos 59 convidados, único da Baixada Santista, para participar do júri do prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo. O professor avaliará duas categorias: Sudeste Capitais, que julga os comerciais do Rio de Janeiro e de São Paulo, e Nacional Institucional, que são os vídeos de utilidade pública.

Segundo Camargo, é uma honra participar de uma comissão julgadora de uma premiação vinculada à emissora que tem a maior fatia do mercado publicitário e liderança de décadas em audiência. “Mesmo estando em Santos, nosso trabalho está sendo reconhecido como capacitado para julgar campanhas do porte das que estão concorrendo.”

O professor explica que a seleção dos ganhadores não foi uma tarefa fácil. “Temos que pensar na estratégia, no que agência quis passar e como isso foi executado”.

De acordo com o professor, os jurados são escolhidos através de uma pesquisa realizada pela Rede Globo. “Nos anos anteriores eram só convidados profissionais da propaganda, hoje são profissionais de marketing, de publicidade, além de professores universitários, e eu fui um deles”.

Para ele, há uma preocupação da emissora em inserir a academia nesta discussão, nesta análise, nesta avaliação. “O prêmio é muitas vezes o último estágio de uma criação que o publicitário aprendeu na universidade, então fecha-se um ciclo do processo da ideia até o reconhecimento da campanha bem feita”.

Sobre o prêmio – A 33ª edição do Profissionais do Ano da Rede Globo homenageia profissionais que concebem e transformam ideias criativas em comerciais que divertem e informam. Concorrem as seguintes categorias: Mercado, Campanha, Institucional, Nacional e Regional, divididos nas regiões Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sul, Sudeste Interior, Sudeste Capitais.

Confira o calendário das festas de premiação:
Sudeste Interior – 21 de junho – (Santos/SP)
Norte-Nordeste – 13 de julho – (Aracaju/SE)
Leste-Oeste – 3 de agosto – (Belo Horizonte/MG)
Sul – 25 de agosto – (Porto Alegre/RS)
Sudeste Capitais – 20 de setembro – (Rio de Janeiro/RJ)
Nacional – 10 de novembro – (São Paulo/SP)

Alunos de Produção Multimídia da Unisanta entrevistam o prof. Wanderley Camargo sobre o convite para ser jurado no 33º Prêmio Profissionais do Ano: