A volta do estágio poderá significar em alguns casos a extinção de órgãos laboratoriais produzidos pelos cursos de Jornalismo. A previsão é do professor e doutor da ECA (USP), Dirceu Fernandes Lopes, membro da Comissão Executiva do CEPOLI (Centro de Estudos e Pesquisas de Órgãos Laboratoriais Impressos dos Cursos de Jornalismo).

A reflexão de Fernandes Lopes será tema do primeiro Encontro de Professores de Jornais-Laboratório do Estado de São Paulo, que se realizará nos dias 3 e 4 de novembro na Universidade Santa Cecília, em uma promoção conjunta com o CEPOLI.

Segundo o professor, o retorno das ofertas de estágio já está inibindo o desenvolvimento de jornais feitos em salas de aula pelos estudantes. “É necessário discutir profundamente a situação antes que o quadro se agrave”.

Fernandes Lopes considera que o encontro da UNISANTA será fundamental para discutir a situação em termos estaduais. É necessário que todos os professores de órgãos laboratoriais sejam inteirados desse quadro e, a partir das reflexões neste primeiro encontro estadual, possa haver uma mobilização para a ampliação da discussão do tema.

No primeiro dia do Encontro será ministrada uma palestra às 20h, pelo chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração a Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP), professor José Coelho Sobrinho, que é também presidente da Associação Brasileira das Escolas de Comunicação (Abecom). Posteriormente, participarão de debate os professores Dirceu Fernandes Lopes, Gerson Moreira Lima e Francisco La Scala.

Ainda neste dia será aberta ao público uma exposição de jornais–laboratório, cujo destaque é o jornal Lona, pertencente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), o único do país com publicação diária.

O segundo dia do Encontro consiste na elaboração de Grupos de Trabalho (GTs), das 8h às 12h, onde se discutirá questões voltadas para órgãos laboratoriais. Às 15h, haverá uma plenária debatendo as conclusões dos GTs; a partir dessas colocações, será elaborado um relatório a ser distribuído entre os professores, estudantes de jornalismo e outros interessados.

As inscrições devem ser feitas por e-mail com o professor Robson Bastos – robson@terra.com.br – ou na abertura do evento. A UNISANTA localiza-se na Rua Oswaldo Cruz, 255, no Boqueirão, em Santos. O evento será realizado no Consistório do bloco M da Universidade.