A qualidade da Universidade Santa Cecília (Unisanta) é mais uma vez reconhecida pela população e autoridades. Pela oitava vez consecutiva, a Unisanta recebe o Prêmio Top of Mind, na categoria Ensino Superior. O prêmio é outorgado pelo jornal A Tribuna em homenagem às marcas mais lembradas pela população. A entrega do troféu aconteceu na última quinta-feira (8/8), no Teatro Coliseu, no Centro de Santos.

O Top of Mind tem como objetivo reconhecer o trabalho das empresas e valorizar o mercado publicitário da Região. O resultado do Prêmio é fruto de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa A Tribuna (IPAT). As empresas campeãs foram escolhidas entre os dias 17 e 19 de fevereiro, por 1.800 moradores da região, que responderam à pergunta: “Qual a marca que lhe vem à cabeça?”.

Na cerimônia de premiação, a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, destacou os principais motivos do reconhecimento. “Mais do que troféus, o trabalho de alunos e ex-alunos demonstra o conhecimento adquirido na Instituição e, principalmente, competência, criatividade, arrojo e disposição para aprender sempre. São habilidades que a Unisanta procura despertar desde os primeiros bancos escolares”, disse a reitora.

Para a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, o Complexo Educacional Santa Cecília tem como objetivo manter a sua marca de educação ética e multifacetada. “Trabalhamos para manter lanços indestrutíveis com os ex-alunos e familiares. Gerações retornam para fazer outros cursos. E isso é muito gratificante”, conta Lúcia.

Segundo o pró-reitor administrativo, Marcelo Teixeira, fazer parte do seleto grupo do Prêmio é o reconhecimento de inovação e investimento em tantas áreas do conhecimento. “Da recreação infantil aos mestrados de Ecologia e Engenharia, que atraem pesquisadores de vários estados brasileiros, também pensamos nos resultados que as atividades esportivas, incentivadas em todo o Complexo, trazem para a vida dos nossos alunos e atletas”, explica Teixeira.

Foto: Irandy Ribas

Reconhecimento – Este resultado reafirma o conceito que a Unisanta obteve no final de 2012, quando foi incluída no seleto grupo de 9% de Instituições de Ensino Superior do País, consideradas pelo MEC integrantes do Grupo de Excelência. O critério de avaliação teve como base o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador para as instituições de educação superior, que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, a infraestrutura, além de percentual de professores com doutorado e mestrado.

Outros indicadores – O reconhecimento da instituição também é atestado por outros órgãos, como o Guia do Estudante, da Editora Abril, entre as melhores universidades do Brasil, além das ótimas avaliações do MEC e alto índice de empregabilidade de seus alunos e ex-alunos com excelentes colocações no mercado de trabalho e em concursos públicos.

A qualidade oferecida pela Unisanta ganha destaque com os Mestrados em Ecologia e Engenharia Mecânica, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Na área social, a Unisanta oferece cerca de 2 milhões atendimentos / ano através dos procedimentos realizados gratuitamente por meio de clínicas, escritórios de engenharia e arquitetura, atendimento nas áreas jurídicas, na comunicação, cursos diversos, atividades culturais, entre outros.

O incentivo à Iniciação Científica também repercute nacionalmente. O melhor desempenho do País na área de Ciências Biológicas e Saúde é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vanessa Garcia Nogueira, aluna do último ano de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade. A pesquisa rendeu à universitária o prêmio do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC 2012, o principal evento do segmento no Brasil.

O investimento em corpo docente, bolsas de iniciação científica e estrutura física são apenas alguns dos itens que qualificam a Unisanta entre as melhores do País. As atividades têm início na Educação Infantil, com o Colégio Santa Cecília, que integra o Complexo Educacional Santa Cecília.