O trabalho acadêmico Primeiro Texto Comunitário – Jardim São Manoel, realizado pelos alunos de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é um dos finalistas do I Prêmio Irmã Dolores.  O trabalho foi realizado em 2012, com alunos do então segundo ano.

A premiação será nesta terça-feira (25/02), às 18h, no Paço Municipal. O trabalho concorre na categoria universitária.

Prêmio Irmã Dolores – Tem o intuito de valorizar ações de cidadania, através das categorias mídia (impressa e audiovisual), universitária (estudante de jornalismo) e herói (membro da comunidade). O prêmio é parte do Programa Heróis da Comunidade e fruto de parceria entre prefeitura e Mitra Diocesana.

A comissão que indicará os vencedores é formada por representantes das secretarias de Comunicação e Resultados, Assistência Social, Cultura e Defesa da Cidadania.

Primeiro Texto Comunitário – Desde 2005, os alunos do segundo ano de Jornalismo da Unisanta realizam esses projetos principalmente em áreas periféricas da Baixada Santista, com o propósito de se aproximarem de um mundo diferente daquele a que estão acostumados. Já foram realizadas ações nos cortiços de Santos, Dique da Vila Gilda (Santos), Bairros da Alemoa e Caruara (Santos), Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá), Dique Sambaiatuba (São Vicente) e Vila Santa Casa (Santos).

Em setembro de 2012, 45 estudantes, então no segundo ano, iniciaram o trabalho no Jardim São Manoel, vivenciando os problemas e dificuldades da população que reside no local.

Além do jornal universitário que já era previsto, os alunos, junto com a professora Valéria Vargas, desenvolveram um blog sobre o assunto.