O professor de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Osvaldo DaCosta, pretende lançar um livro intitulado “O Berro da Ovelha Negra”. Para que o projeto seja viabilizado, o docente realiza uma campanha de financiamento (crowdfunding).

O livro “O Berro da Ovelha Negra” conta a história do jornal e tem como relevância o resgate de uma publicação que serviu como resistência à ditadura militar, nos anos 70, em São Paulo.

A ideia de contar a história do jornal Ovelha Negra nasceu de uma experiência profissional de DaCosta em redações e salões de humor. Lá, os cartunistas falavam sobre a vida solitária, debruçados nas pranchetas dos estúdios. Nos salões, sempre conversavam também sobre carência de documentação e registro de cartunistas. Nesses eventos, o jornal Ovelha Negra era muitas vezes citado sem precisão documental.

O projeto conta com nove recompensas, cujos nomes se relacionam à vida pessoal e profissional do professor como cartunista e escritor. As recompensas incluem outros trabalhos que se assemelham aos valores e à ótica do Ovelha Negra. São elas:

1) Uma ideia – R$ 15 – um exemplar do livro em PDF;

2) Um esboço – R$ 30 – um exemplar do livro O berro da Ovelha Negra;

3) Uma imagem – R$ 40 – um exemplar do livro + um pôster promocional;

4) Um traço – R$ 70 – um exemplar do livro + uma camiseta promocional;

5) Um desenho – R$ 100 – um exemplar do livro + um exemplar do livro Quando os Mudos Conversam, de Marcus Vinicius Batista + um exemplar do livro Vermelha é a cor da esperança, de Ana Rosa Zuffo;

6) Uma aquarela – R$ 150 – um exemplar do livro + um pôster promocional + inscrição na palestra “O desenho de humor no Brasil”, de Osvaldo DaCosta;

7) Um cartum – R$ 180 – um exemplar do livro + um pôster promocional + um cartum inédito e exclusivo de DaCosta;

8) Uma xilogravura – R$ 200 – um exemplar do livro + um pôster promocional + uma xilogravura

9) Uma obra-prima – R$ 800 – 30 exemplares do livro O berro da Ovelha Negra + logotipo da empresa na página de agradecimentos.

Em todos os casos, o nome do contribuinte aparecerá na lista de agradecimentos da obra. Para mais informações sobre como colaborar com a campanha de DaCosta, acesse o link: http://www.kickante.com.br/campanhas/o-berro-da-ovelha-negra