O professor dos cursos de Multimeios e Publicidade e Propagando da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Osvaldo da Silva Costa, cartunista de mão cheia, teve mais uma vez seu talento reconhecido. DaCosta, como é conhecido, foi premiado recentemente em um dos maiores concursos internacionais de desenho, na 9º edição do evento Porto Cartoon – World Festival, em Portugal.

O tema do concurso era globalização e o cartunista enviou dois trabalhos. O cartun vencedor ficou com o segundo lugar, e foi intitulado “Motoperpétuo”. A cena feita com tinta guache, apresenta um homem com rédeas conduzindo várias pessoas, também com rédeas. “Essa globalização, no fundo, é que um vai virar dependente do outro. Não tem jeito”, explicou DaCosta, em artigo sobre o evento.

Para o professor, “o cartun é uma linguagem universal, não precisa de legendas”. Segundo a agência de notícias Lusa, o desenhista ficou empatado com o italiano Alessandro Gatto. O primeiro lugar foi para o polonês Grzegorz Szumovski e o terceiro foi para o chinês Ruan Tang Li.

O Estado de S. Paulo – DaCosta foi destaque no jornal O Estado de S. Paulo, no último domingo, por sua premiação, em Portugal. Segundo o jornal o desenho do brasileiro “é um belo trabalho plástico e pela forma como as pessoas estão amarradas mostra como o processo de globalização é muitas vezes marcado pela relação de poder com pouca autonomia das individualidades de cada um”.

Na matéria, o redator comenta que o evento manteve a tradição de maioria dos concorrentes ser brasileira. E atribuem esta procura ao fato do Brasil ser um país alegre e a parceria do festival PortoCartoon com o Festival de Humor de Piracicaba, no qual DaCosta, no ano passado, foi o primeiro colocado, na categoria charge