A matéria faz parte do Primeiro Texto, jornal elaborado pelos alunos do segundo ano de Jornalismo

Um dos trabalhos apresentados pelo vereador Cacá Teixeira, na última sessão da Câmara dos Vereadores de Santos, destaca matéria do jornal Primeiro Texto Comunitário sobre o Jardim São Manoel, projeto desenvolvido pelos alunos do Jornalismo, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os jornais foram entregues aos vereadores em março.

A reportagem assinada por Luiz Antunes lista uma série de problemas na Escola Municipal Doutor José Carlos de Azevedo Júnior. A única escola do bairro, que tem oito mil habitantes, oferece aulas do maternal até o 9º ano do Ensino Fundamental.

A matéria aponta problemas como: péssimas condições de conservação da quadra, uma caixa de esgoto que está praticamente aberta e problemas no teto. Além dos problemas estruturais, a escola amarga um dos piores índices do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, quando falamos do 4º e 5º anos. E ficou com o título de pior escola de Santos no 8º e 9º anos.

O vereador usou a reportagem como base para um requerimento à Prefeitura Municipal. “A matéria aponta diversas situações que precisam de uma solução. Por isso, decidi apresentar esta propositura”.

A justificativa lida em plenário cita as informações contidas no texto. “Quando fazemos um requerimento, precisamos justificar o que estamos pedindo. E a matéria do Luiz continha dados importantes”.

Em sua solicitação, o vereador pergunta se existem planos para a construção de outra escola no bairro e se E.M. Doutor José Carlos de Azevedo Junior passará por algum tipo de reforma. “Também quero saber o que está sendo feito melhorar a avaliação da referida unidade junto ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Primeiro Texto Comunitário – Desde 2005, os alunos do segundo ano de Jornalismo da Unisanta realizam esses projetos principalmente em áreas periféricas da Baixada Santista, com o propósito de se aproximarem de um mundo diferente daquele a que estão acostumados. Já foram realizadas ações no cortiços de Santos, Dique da Vila Gilda (Santos), Bairros da Alemoa e Caruara(Santos), Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá), Dique Sambaiatuba (São Vicente) e  Vila Santa Casa (Santos).

Em setembro do ano passado, 45 estudantes, então no segundo ano, iniciaram o trabalho no Jardim São Manoel, vivenciando os problemas e dificuldades da população que reside no local.

Além do jornal universitário que já era previsto, os alunos, junto com a professora Valéria Vargas, desenvolveram um blog sobre o assunto.