O projeto Santa Responsa é viabilizado pelos alunos do 1º ano do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que decidiram passar para frente um conhecimento adquirido em sala de aula, através da arte e da criatividade. Durante a II Semana de Produção Multimídia – SAMBA, que a Unisanta realiza a partir dessa segunda-feira (6), todos os participantes receberão marcadores de livros com dicas de consciência ambiental e social.

A idéia surgiu nas disciplinas Desing, Cultura e Meio Ambiente, da professora Drika Lucena, e Linguagem e Análise Gráfica e Estética da Imagem, da professora e coordenadora do curso, Márcia Okida. “Na minha disciplina os alunos aprendem como reutilizar materiais recicláveis na confecção de móveis, roupas e diversos objetos, que sejam realmente úteis para o dia a dia. Eles acharam as idéias tão interessantes que resolveram passar adiante todo o conhecimento de forma simples e direta”, explica Drika.

Além do reaproveitamento de materiais recicláveis, os alunos pesquisaram sobre diversas ações sociais, como o auxílio na travessia de portadores de deficiência visual, reaproveitamento de alimentos, onde e como ser um voluntário, entre outras dicas. E confeccionaram 50 tipos diferentes de marcadores.

Para chamar ainda mais a atenção ao projeto, cerca de 100 alunos estarão vestindo camisetas customizadas também com o tema da consciência ambiental. “Pedi para que eles usassem a criatividade para confeccionar camisetas com material alternativo, como botões, roupas usadas e retalhos, mas que ficassem usáveis, bonitas e que despertassem a vontade das pessoas em usá-las”, conta a professora.

Os participantes também poderão fazer parte do projeto desfilando pela SAMBA com uma peça de roupa customizada. Basta levar uma peça, que deseja customizar, no stand que ficará na porta das palestras principais do Bloco E.

SAMBA – A II Semana de Produção Multimídia da Universidade Unisanta será realizada de 6 a 11 de outubro, nas dependências da universidade. O evento é aberto ao público em geral.

Para participar, é necessário enviar o nome completo e o nome do evento para o e-mail: semanapmm@uol.com.br ou ligar para: (13) 3202-7100 – ramal 191 – das 19h às 22h, e falar com Daniela. Para alunos do curso, a inscrição são dois quilos de alimento não-perecível, com direito a acompanhar todas as palestras. Não-alunos devem doar um quilo de alimento não-perecível por atividade acompanhada.
Informações no site http://cursos.unisanta.br/producaomultimidia/samba/