Nesta segunda-feira, 15/9, os 21 vereadores da Câmara Municipal de Santos receberam em mãos duas edições especiais do Jornal Mural Comunitário – Primeiro Texto, desenvolvidas no segundo semestre de 2013, por alunos do segundo ano da Faculdade de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), nos Bairros Caminho São Sebastião e Mangue Seco Butantã, da Zona Noroeste, em Santos.

A entrega ocorreu durante a sessão a cargo do presidente da Câmara, Sadao Nakai, e a ação dos alunos foi apresentada pelo ex-aluno da Unisanta e vereador, Douglas Gonçalves. Os jornais foram distribuídos no plenário pelo professor da Unisanta e vereador, Kenny. O projeto foi levado aos vereadores devido à importância do trabalho social realizado nestas edições que relatam e alertam sobre os problemas destes bairros.

“O Jornal Mural Comunitário é uma das principais práticas pedagógicas do curso de Jornalismo, que busca a imersão do estudante dentro de uma realidade, para que possam compreender melhor, seja uma localidade, sejam pessoas, com seus níveis de compreensão, expressão, etc”, explica um dos professores da disciplina, Fernando De Maria.

No projeto também atuam os professores Luiz Carlos Bezerra (texto), Fernando Claudio Peel (planejamento gráfico) e Luiz Carlos Nascimento (fotografia). Na cerimônia, os 45 alunos foram representados pelos colegas de sala Wagner Gomes Tavares, Priscilla Kovacs Efigênio e Elaine Brazão.

Neste segundo semestre de 2014, os alunos da nova turma do 4 ciclo já escolheram o bairro que vão atuar. “Os alunos escolheram neste ano conhecer e relatar as dificuldades do bairro do Monte Serrat e conhecerão a comunidade no próximo dia 27/9”, contou Peel.

Desde 2005 os alunos do segundo ano de Jornalismo da Unisanta realizam esses projetos principalmente em áreas periféricas da Baixada Santista, com o propósito de se aproximarem de um mundo diferente daquele a que estão acostumados. Já foram realizadas ações nos cortiços de Santos, Dique da Vila Gilda (Santos), Bairros da Alemoa e Caruara(Santos), Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá), Dique Sambaiatuba (São Vicente) e Vila Santa Casa (Santos).