Os ex-alunos Mauro Junior e José Roberto de Ponte, formados em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), estão concorrendo ao 53° Prêmio Jabuti de Literatura – o mais importante da literatura brasileira, na categoria Reportagem, com o livro Lugar de repórter ainda é na rua – O jornalismo de Ricardo Kotscho. Este livro-reportagem teve como base o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Kotscho, de 2002, quando se formaram.

Mauro Junior, um dos autores do livro, fala sobre a emoção de ser um dos finalistas do prêmio, que totalizou 2.619 inscritos. “Este é um daqueles momentos em que a gente mal sabe o que falar. Agradeço imensamente a todos que já leram, estão lendo e aos que ainda vão ler esta obra feita com muita dedicação pelos autores”. Agora, as obras selecionadas serão submetidas a uma nova avaliação, com apuração marcada para o dia 18 de outubro. A premiação final será no dia 30 de novembro.

O lançamento do livro ocorreu no ano passado (2010), com divulgação na mídia nacional, inclusive no Programa do Jô, da Rede Globo, no dia sete de dezembro. Durante o programa, o apresentador Jô Soares elogiou a obra: “O livro está ótimo. É um registro histórico difícil de se fazer, com abundância de material”.

Prêmio Jabuti – Lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro, quando presidia a Câmara Brasileira do Livro. Desde a primeira premiação, o Jabuti foi se aprimorando e, ao longo dos anos, foi ganhando novas categorias. Hoje contempla desde romances a livros didáticos e desde livros de ilustração a projetos gráficos, com os dez finalistas em cada uma das suas 29 categorias.

Sobre o livro – Lugar de repórter ainda é na rua – O jornalismo de Ricardo Kotscho contém entrevistas e depoimentos do próprio Kotscho e de alguns colegas de profissão. Reportagens e fotografias ilustram os mais importantes momentos políticos e culturais do Brasil, como ditadura militar e campanha das Diretas Já. Mauro Junior e José Roberto de Ponte mostram ainda conflitos e polêmicas entre Kotscho e ex-chefes ou colegas de redação, “num compromisso dos autores com a visão plural sobre o jornalista-tema”.