Os jornalistas Mauro Junior e José Roberto de Ponte, formados na Universidade Santa Cecília (Unisanta), estão lançando um livro sobre os bastidores do jornalismo brasileiro, tendo Ricardo Kotscho como personagem central. Este livro-reportagem teve como base o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Kotscho, de 2002, quando se formaram. O livro foi divulgado no Programa do Jô, da Rede Globo, do último dia 7/12. Durante o programa, o apresentador Jô Soares elogiou a obra: “O livro está ótimo. É um registro histórico difícil de se fazer, com abundância de material”.

Considerado por vários colegas de profissão o melhor repórter das últimas décadas, Kotscho é reconhecido pelas importantes reportagens que produziu e pela difusão do lema “lugar de repórter é na rua”.

Sobre o livro
“Lugar de repórter ainda é na rua – O jornalismo de Ricardo Kotscho” contém entrevistas e depoimentos do próprio Kotscho e de alguns colegas de profissão. Reportagens e fotografias ilustram os mais importantes momentos políticos e culturais do Brasil, como ditadura militar e campanha das Diretas Já. Mauro Junior e José Roberto de Ponte mostram ainda conflitos e polêmicas entre Kotscho e ex-chefes ou colegas de redação, “num compromisso dos autores com a visão plural sobre o jornalista-tema”.

Sobre os autores
MAURO JUNIOR nasceu em Itirapina, São Paulo, em 1980. De redator e assessor de imprensa da Prefeitura de São Vicente (SP), virou repórter em várias afiliadas da TV Globo. Desde 2008 integra a equipe de reportagem da Central Globo de Esportes, no Rio de Janeiro.
JOSÉ ROBERTO DE PONTE nasceu em Santo André, São Paulo, em 1981. Trabalhou na assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá (SP), onde também escrevia matérias sobre a história da cidade. Desde 2005 trabalha na agência DM9DDB, em São Paulo.

Serviço
“Lugar de repórter ainda é na rua – O jornalismo de Ricardo Kotscho”
Reportagem, biografia, política, sociedade
360 páginas
Editora: Tinta Negra
R$ 39,90