O Espaço UNISANTA, programa de televisão produzido por acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e veiculado pela Santa Cecília TV, será homenageado, nesta segunda-feira (20), pela Câmara Municipal de Santos.

A propositura é iniciativa do vereador Fabio Nunes, mediante requerimento solicitando votos de congratulações, pela classificação do programa entre os três finalistas do 15º Festival de Gramado, na categoria TVs Universitárias / Programa de TV. A homenagem será às 18 horas, na Câmara Municipal de Santos.

Espaço UNISANTA – É a segunda vez consecutiva que o programa fica entre os selecionados na mostra competitiva do festival. O 15º Gramado Cine Vídeo ocorre de 10 a 18 de agosto, no Centro de Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Gramado. Os outros programas classificados na categoria foram: Mundo da Leitura, da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e Zinco Quente, da Unisinos.

Atualmente, a equipe do Espaço UNISANTA tem a participação de 12 alunos de Jornalismo, do 1º ao 4º ano, coordenados pela professora Alessandra Pereira. A edição que concorre no festival traz reportagens sobre o cinema de José Mojica Marins, economia de água, surfistas com mais de 60 anos e histórias de um dublador.

O programa é constantemente reformulado. De acordo com a coordenadora do projeto, as novidades deste ano são as vinhetas e os quadros novos, além do formato mais ágil.

Histórico – Considerado uma revista eletrônica, o Espaço UNISANTA é veiculado diariamente na Santa Cecília TV, emissora de TV educativa da Baixada Santista.

Os temas principais da programação são: educação, cultura, cidadania, pesquisa e prestação de serviço. A proposta é aproximar a universidade, que é fonte de conhecimento, da comunidade; levar até à população o que a universidade produz.

Além disso, o Espaço UNISANTA tem o objetivo de desenvolver um processo de aprendizagem para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os estudantes participam de todas as etapas de produção, coordenados por profissionais e têm a oportunidade de ver o resultado do próprio trabalho veiculado em TV aberta.

Absorvem o conhecimento profissional e a responsabilidade ética de chegar até à casa das pessoas.

O programa, com duração de 15 minutos, é veiculado de segunda a sexta-feira, às 13h15, com reprise às 19h15 e 22h15, aos sábados, às 18h30 e aos domingos, às 15h30, com edição especial de 30 minutos.