O ensaio fotográfico diferentesIGUAIS, elaborado pelos formandos de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Marcelo Bragança, Paulo Mendonça e Thassia Reis, mostra a superação de portadores de deficiência das cidades de Santos, Cubatão e Praia Grande. Segundo Thassia, o significado das doenças, os obstáculos e as conquistas são relatados no trabalho em textos curtos, utilizados apenas como complemento às fotos, que são a prioridade do ensaio.
Orientados pela professora Márcia Okida, o TCC seria, inicialmente, em formato de revista. “Na última hora, optamos por fazer um ensaio fotográfico. É um formato mais atraente e mais marcante”, garante Mendonça.
Segundo Bragança, a idéia de elaborar um trabalho abordando os portadores de deficiência veio do colega Mendonça. “Muito é mostrado sobre deficientes, mas nunca vi nada realmente voltado a eles”, comenta o autor da proposta.
O ensaio traz grandes personagens, com muita história para contar. Entre eles estão o presidente da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiência, Luciano Marques; a artista plástica Nalu Daum; a professora de Linguagem Brasileira de Sinais, Vera Santana; a jornalista Izabela Freitas; entre outros perfis interessantes.
“Assim como eu, todos do grupo sentimos uma enorme satisfação com o resultado final do trabalho, principalmente quando ouvimos a opinião das pessoas e vimos o quanto elas ficaram comovidas ao ver o ensaio”, conclui Mendonça.