O ministrante Wagner de Alcântara Aragão na 21ª Semana Ceciliana de Comunicação

O curso livre “Escrita criativa para todas as mídias”, promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), terá uma próxima turma em 29 de maio. E as inscrições já estão abertas. O curso é ministrado pelo jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, doutorando em Comunicação e mestre em Estudos de Linguagens.

Com duração de quatro horas (ocorrerá das 13h às 17h), o curso está previsto para ocorrer de forma remota. Assim, todo o conteúdo programático foi adaptado para ser desenvolvido em didática adequada a essa modalidade, conforme salienta o professor ministrante. As vagas são limitadas e pode participar toda pessoa interessada em desenvolver ou aprimorar sua escrita.

O curso vai mesclar teoria e prática. Serão abordados conceitos de novas e velhas mídias, bem como o impacto delas no processo de concepção e produção textual. As condicionantes e diferenças de linguagem, conforme o gênero discursivo a ser empregado, e o meio de publicação ou veiculação também serão explanados.

Cada participante terá a oportunidade de elaborar um texto – tema, forma de expressão e funcionalidade serão livres. A ideia é desmistificar o conceito de “escrita criativa”, mostrando sua relatividade e sua aplicação a textos dos mais diversos tipos e para os mais variados propósitos. As necessidades dos participantes vão nortear a aula, sublinha o ministrante.

“A ideia é tirar esse peso que a expressão ‘escrita criativa’ impõe. Afinal, não existe uma métrica, uma régua para estabelecer uma linha de corte – ‘aqui é criativo, aqui não’. É importante ressaltar que para todo o tipo de texto é possível desenvolver uma escrita fluida, leve, prazerosa – para quem escreve e para quem lê”, afirma o profissional.

Wagner de Alcântara Aragão tem 20 anos de experiência em jornalismo e dez no magistério. É autor dos livros “Duas Noites – o reencontro de Santos com o samba de Carnaval” (2007) e “Santos, 1989 – as políticas públicas que inspiraram um país (e o mundo também)” (2021). Colabora com os veículos Portal Imprensa, Brasil Debate, Revista Intertelas e Juicy Santos. Mantém um blog, a Rede Macuco.

SERVIÇO
Curso Livre “Escrita criativa para todas as mídias”
Dia 20/05/2021, das 13h às 17h. Total: 4 horas.
São 30 vagas. As inscrições devem ser feitas por meio deste link: https://unisanta.br/CursoLivre/Curso/2008.