Alunos do 3º ano de Jornalismo, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), produziram debates na noite da última segunda-feira, 22/11, durante as aulas de Radiojornalismo ministradas pelas professoras Valéria Vargas e Wanda Schumann.

Primeiro debate – O tema debatido foi sobre a credibilidade das pesquisas eleitorais e teve como mediador o aluno Danilo Netto.  Participaram, o diretor da Enfoque Comunicação Integrada, Fernando de Maria e o jornalista Aldo Neto.

Eles citaram como exemplo as últimas eleições sobre as quais, no primeiro turno, boa parte das pesquisas diziam que não haveria necessidade do segundo turno e ocorreu o contrário. Da mesma forma, não conseguiram prever a expressiva quantidade de votos recebidos por Marina Silva do PV.

Em 2004, nas eleições municipais de Santos, o IBOPE, em parceria com o Jornal A Tribuna, apontava vitória da candidata Telma do PT, mas o vencedor foi João Paulo Tavares Papa do PMDB, como a Enfoque previu.

A questão levantada foi se a derrota do IBOPE não significa mancha na imagem da maioria dos Institudos de Pesquisas.

Os alunos realizaram ainda entrevistas com a população sobre o assunto e o debate teve a duração de 40 minutos.

Segundo debate – Foi debatido sobre a questão do auxílio-reclusão, benefício concedido pelo Governo Federal aos dependentes do cidadão segurado que estiver preso em regime fechado ou semiaberto.

O benefício é pago mensalmente pela Previdência Social e não é válido nos casos de livramento condicional ou pena em regime aberto.

Para discutir essa questão os alunos receberam no estúdio de rádio da Unisanta, o advogado criminalista e vereador de Guarujá, Luis Carlos Romazzini, mestre em Educação Superior e fundador-presidente do centro Don Domenico. Ele atua na área criminal há oito anos.

Também contaram com a presença da advogada criminalista, Vanda Maria Reis, formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Direito, pela FMU. Ela atua há 20 anos como advogada na área criminal.

Há algum tempo ganhou força pela internet uma polêmica sobre o auxílio-reclusão apelidado por alguns internautas de “bolsa-bandido” ou “auxílio-criminoso”. Esse debate também teve duração de 40 minutos e teve como mediadora a aluna Ana Flora Toledo.