Dia 2/10, os alunos Rogério Amador, Felipe Gongola eJordan Fraïberg, do 4º ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília Unisanta (Unisanta), organizaram treinamento inédito na região da Baixada Santista para esportistas da região.

O evento de Media Training faz parte do projeto experimental elaborado pelos estudantes que visa à criação de uma Assessoria de Imprensa e Comunicação para entidades esportivas.

A palestra contou com o tema: “Mídia x Esportes: uma relação que produz resultados”,e teve como objetivo estreitar as relações de futuros assessorados, como a Liga Santista de Tamboréu (LST), Tênis de Mesa do Centro Espanhol de Santos, além de atletas avulsos como os maratonistas Adilson Dama, Elias Batista e José Uilton do Nascimento.

Dois profissionais da casa ministraram a palestra. William Tavares, formado na Unisanta (trabalha na TV Santa Cecília e na Tv Record), e Kátia Locatelli, professora da cadeira de Comunicação Integrada, ‘ensinaram’ os atletas como se portar diante a uma câmera, como falar ao repórter e como lidar com a mídia.

Os jornalistas William Tavares e Kátia Locatelli (Secretária Adjunta de Imprensa e Comunicação da Prefeitura Municipal de São Vicente e professora de Assessoria de Imprensa da Unisanta) foram os palestrantes responsáveis em levar o aprendizado ao grupo. Com atividades práticas e orientações importantes como a importância da mídia no mundo esportivo e sugestões da maneira ideal no momento de conceder uma entrevista, foram alguns dos muitos pontos levantados no treinamento.

Para o técnico do Centro Espanhol de Santos, Luiz Fernando de Paula, a atividade foi muito proveitosa para a sua carreira e certamente ajudará no melhor relacionamento com a imprensa. “Muitas coisas ditas aqui não era de meu conhecimento, e agora terei maior condição de aproveitar o contato com a mídia”, avaliou Luiz Fernando, feliz com a participação no evento.

Já para o atleta de Tamboréu, Mauricio Fernandes, esse tipo de treinamento ajuda no conhecimento da atividade jornalística, e assim sendo, melhora o conceito para o atleta aquilo que é noticia. “Agora entendo o porquê damos uma entrevista longa e quando vamos ver, apenas um pouco é publicado ou vai para o ar”, disse a atleta, terceira colocada no ultimo pan-americano da modalidade.

Os alunos planejam realizar mais eventos deste porte, trazendo inúmeras situações para os esportistas, para que assim consigam mostrar-se corretamente na mídia santista.