Estão abertas as inscrições, até 13 de outubro, para o II Salão DINO de Humor do Litoral Paulista, uma iniciativa conjunta dos ilustradores Osvaldo DaCosta e Alexandre Barbosa junto com a designer Márcia Okida, professores da Faculdade de Artes e Comunicação e do Curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
O Salão é aberto a todos os caricaturistas, cartunistas, desenhistas e artistas gráficos do litoral paulista e Estado de São Paulo, com o objetivo de divulgar a arte do humor gráfico e a obra de artistas gráficos da região. A exposição dos selecionados de 2009 será entre 19 e 24 de outubro, no 4º andar do bloco E (na Unisanta) e entre 26 e 30 de outubro, na Galeria de Arte da Unisanta (térreo do bloco M).
As artistas podem concorrer nas seguintes categorias: Cartum: piada gráfica com tema universal e atemporal; Charge: representação gráfica crítica e bem-humorada de um fato político e/ou social da atualidade; Caricatura: representação gráfica com distorções anatômicas bem-humoradas de personalidades conhecidas; Tiras e Hqs: humor gráfico em sequência curta de quadrinhos semelhantes aos publicados em jornais; Categoria Estudantil – “Humor Prata da Casa”: somente para alunos da Unisanta, que podem inscrever trabalhos dentro da cada categoria acima citada.
Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, para: salaodinodehumor@uol.com.br e atender às seguintes exigências técnicas: formato e tamanho: A4 (210mm x 297mm), na horizontal ou vertical; resolução: 200dpi; imagem tipo JPG, com qualidade média 5; preto e branco ou colorido; apenas uma imagem deve ser enviada em cada e-mail e não deve exceder 1 Mb; máximo de dois trabalhos por autor; junto com cada trabalho, o participante deve enviar a ficha de inscrição preenchida e um currículo breve.
Exposição – Serão expostos 50 trabalhos, 10 de cada categoria. A seleção será feita por um júri composto por artistas e professores, que irão escolher as obras que farão parte da mostra e as três melhores de cada categoria. Este júri também escolherá o trabalho que receberá o Grande Prêmio Dino de Humor, no valor de R$ 1.000. Os três trabalhos mais votados também receberão troféus, certificados de premiação e participação. Todos os trabalhos selecionados receberão certificados de participação e também estarão expostos na página da mostra.
Na abertura da mostra, os visitantes votam e escolhem o melhor trabalho na categoria Voto Popular que receberá um certificado de premiação. A votação na categoria de Júri Popular ficará aberta entre 19 e 24 de outubro.
Categoria Estudantil – “Humor Prata da Casa”, o mesmo júri escolhe os três melhores trabalhos de alunos da Unisanta, que receberão, além do certificado de participação e premiação, bolsas de estudos, por um ano, de 50% (1º lugar); 40% (2º lugar) e 30% (3º lugar).
O Grande Prêmio Dino de Humor será entregue durante Mesa-Redonda com convidados, no dia 22/10, às 19h30. No dia 24, a partir das 14h, no pátio do bloco M da Unisanta, acontece a Roda de Caricaturas com a presença dos cartunistas Bar e DaCosta, além de outros caricaturistas e ilustradores da região. Os trabalhos mais votados pelo júri popular serão divulgados no encerramento, dia 26, às 19 horas, na Galeria de Arte da Universidade.