Era tarde de sábado, não era horário de aula, mas o Ginásio Poliesportivo do Colégio Santa Cecília estava lotado. Pais ansiosos e crianças mais ainda. Os pequenininhos pareciam não entender o que estava acontecendo, mas os mais crescidinhos exibiam suas fantasias para os flashs dos familiares e das câmeras da TV Santa Cecília.
Eram Sacis, Narizinhos, Yaras, Curupiras, Vitórias Régias e outras criaturas e ambientes das lendas típicas das cincos regiões brasileiras, que aos poucos faziam todos relembrar as histórias da cultura do nosso país.
Os contos e os personagens foram estudados desde março de 2007, quase um ano de preparação. Um projeto interdisciplinar que envolveu dezenas de crianças do maternal à quarta série, professores e funcionários.
A tia Marsilisa, emocionada, conferia os últimos detalhes, “nada pode dar errado”, e realmente não deu. O cenário, confeccionado pelas professoras, nos transportava para o mundo da imaginação. Está tudo pronto… Começavam as apresensentações do Projeto Vivenciando a Cultura Brasileira.
Foram mais de 3 horas de espetáculo. Vovó Benta, no meio do ginásio, sentada em sua cadeira de balanço é o primeiro personagem da história contada pela tia Simone, que conseguiu traduzir toda a emoção das lendas e do folclore brasileiro em uma narrativa impecável.
Conto a conto os alunos iam entrando e encantando a todos os presentes. “A apresentação superou todas as minhas expectativas, foi maravilhoso”, afirma Monique de Sá, depois de um longo abraço em sua filha Paula, aluna do segundo ano do Ensino Fundamental.

“Este é o primeiro ano de Paula no Santa Cecília e nas outras escolas em que ela estudou nunca vi uma apresentação tão bem organizada como esta”, conclui a mãe orgulhosa.
“As lentes da filmadora do papai Ricardo não tiravam o foco de Amanda”, aluna do pré B. “Achei a festa excelente e muito bem produzida”. Quando questionado se estava satisfeito com o Colégio Santa Cecília, Ricardo respondeu sem pestanejar: “Se Deus quiser, Amanda ficará aqui até a Universidade”
Ao som da música “Orgulho de ser do Santa”, uma grande bandeira nacional foi formada pelos alunos e no clima de missão cumprida o Colégio Santa Cecília encerrou as atividades letivas de 2007.