As formandas entrevistaram o compositor Gilberto Mendes e o cirurgião plástico Edwaldo Bolívar de Souza Pinto, entre outras pessoas que conviveram com Menezes. Entre 52 pinturas sobre a beleza, enviadas por artistas de diversas cidades brasileiras, Bolívar escolheu a de Lúcio Menezes.
O artista plástico Lúcio Menezes de Oliveira, santista por adoção, foi objeto de monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelas formandas do Curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Deusa de Carvalho, Neurides de Souza e Paula Maria Cataldi. Com 14 anexos e 140 páginas,o trabalho mostra desenhos, retratos, ilustrações,pinturas, estudos, reproduções, poemas e documentos, além de revelações sobre o perfil do artista.
Um dos pontos mais interessantes do TCC Lúcio Menezes – Perfil e Obra são as entrevistas sobre o artista, feitas com o compositor Gilberto Mendes e o cirurgião-plástico Edwaldo Bolívar de Souza Pinto, além de textos do escritor Geraldo Ferraz e da artista plástica e professora universitária Beatriz Rota-Rossi, publicados, respectivamente, em 1994 e em 1975. Beatriz orientou o TCC, que recebeu a nota máxima.

Coragem – A situação político-social no Brasil nas décadas de 60 a 80, época em que o artista produziu a maior parte de seus trabalhos, é objeto do capítulo 1. Mesmo com a interferência na arte por parte do Governo, Lúcio Menezes “teve coragem de demonstrar artisticamente os flagelos da humanidade naquele momento”, segundo as autoras.
O capítulo 2 aborda os movimentos artísticos no Brasil e na cidade de Santos, o III esboça um histórico do gênero-retrato através dos séculos, as qualidades artísticas dos pintores e as influências da sociedade sobre eles. O capítulo IV é dedicado a Lúcio Menezes.
Nascido no dia 8 de janeiro de 1923, em Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais, Lúcio, aos 8 meses, se mudou para Santos. Ele faleceu em 1994. Sua carreira de artista começou muito jovem e, aos dez anos, seus desenhos foram mostrados a Guiomar Fagundes, pintora acadêmica da região.
Depois disso, sua vida teve muitas mudanças, mas Lucio nunca abandonou seu talento para a arte. A gosto de seus pais, chegou a fazer um exame para um curso de engenharia, mas optou pela carreira artística em São Paulo, onde morou por algum anos antes de retornar a Santos, para se dedicar exclusivamente à pintura.
O TCC documenta até como Menezes tratava suas modelos. Uma jovem então com 18 anos contou que captou seu interior para retratá-la na obra.