O projeto do Colégio Santa Cecília sobre o HPV é finalista do Prêmio Comunidade em Ação, uma parceria entre A Tribuna e a Ultracargo, que tem por objetivo divulgar boas ações e incentivar o voluntariado na região. Este ano, na 10ª edição da iniciativa, o Comunidade em Ação visa divulgar ações realizadas nas escolas da região, publicando reportagens sobre 15 projetos sociais que concorrerão a um prêmio no final do projeto.

No dia 12/9 o destaque, de uma página, foi para o Projeto HPV, composto pelos alunos do Colégio Santa Cecília.O projeto consiste em visitas de alunos do 7º e 8º ano do Colégio, a outras instituições de ensino, para orientá-los sobre o Papilomavírus Humano, suas formas de transmissão, riscos e efeitos sob o corpo.

O diferencial do programa é colocar à frente das palestras os próprios alunos. A conversa entre os adolescentes flui naturalmente, e os ouvintes dão mais atenção, só de perceber que alguém da idade deles está falando sobre o tema.

O jornal acompanhou a vista ao Colégio Intelectus e os alunos de lá gostaram muito da palestra. “Sabia mais ou menos o que era o HPV, mas achei bem legal, porque orienta e a gente passa a se cuidar mais”, disse Isabela Soares, 13 anos, após assistir a apresentação.

Para Victoria Simões Della Casa, também de 13 anos, uma das palestrantes, o projeto é uma orientação para a vida pessoal e também um treinamento para a profissional. “É bom ter as informações, mas para mim é ainda melhor. É uma ajuda para meu futuro, porque quero prestar vestibular para Medicina”, explicou.