Professor do Colégio e Unisanta conclui mestrado nos EUA sobre tecnologias emergentes na educação

47

O professor do Complexo Educacional Santa Cecília, Luis Fernando Bueno Mauá, conquistou recentemente o título de Master of Science in Emerging Technologies in Education pela MUST University, nos Estados Unidos. O mestrado profissional, equivalente ao grau de mestre no Brasil, tem como foco a aplicação de tecnologias emergentes no ensino, um tema diretamente ligado à atuação do docente tanto na Universidade Santa Cecília (Unisanta) quanto no Colégio Santa Cecília.

Com uma carga horária de 36 créditos, o programa foi estruturado em um formato híbrido, combinando disciplinas teóricas e práticas voltadas às inovações tecnológicas na educação. Durante o curso, Mauá desenvolveu pesquisas sobre o impacto de ferramentas como Metaverso, Realidade Virtual e Aumentada, Robótica, Inteligência Artificial, Gamificação e Design Instrucional na aprendizagem.

Sua dissertação, intitulada “Immersive Experiences in Elementary Education: The Use of the Metaverse to Enrich the 6th Grade Curriculum Through Innovative Pedagogical Strategies”, investigou como o Metaverso pode ser integrado ao ensino fundamental para aprimorar o engajamento dos alunos e facilitar a compreensão de conteúdos abstratos por meio de simulações interativas. O estudo foi alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propôs atividades práticas baseadas em Realidade Virtual e Aumentada para disciplinas como História, Geografia e Ciências.

Com vasta experiência na implementação de tecnologias na educação, Mauá ministra na Unisanta disciplinas como Interface Homem-Máquina, Criação de Games, Qualidade de Software e Arquitetura e Serviços na Nuvem nos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Produção. Já no Colégio Santa Cecília, leciona Educação Tecnológica no Ensino Fundamental II e Metaverso no Ensino Médio, além de coordenar cursos extracurriculares de Robótica, Criação de Games, Metaverso e Inteligência Artificial no Ensino Fundamental I.

A pesquisa desenvolvida no mestrado tem impacto direto nas suas aulas, tanto na Unisanta quanto no Colégio. Segundo Mauá, os conceitos estudados são aplicados para tornar o ensino mais interativo e dinâmico, promovendo a aprendizagem baseada em projetos e o desenvolvimento de interfaces imersivas. “Na universidade, os temas abordados no mestrado enriquecem disciplinas como Interface Homem-Máquina e Arquitetura de Serviços na Nuvem, trazendo abordagens inovadoras para experiências digitais e computação em nuvem”, destaca o professor.

A MUST University é reconhecida nos Estados Unidos por oferecer programas inovadores voltados ao desenvolvimento de habilidades contemporâneas, especialmente na área de tecnologias emergentes e educação digital.