O Colégio Santa Cecília realizou, no último dia 30/10, uma confraternização entre as sete escolas que tiveram alunos selecionados para participar do Parlamento Jovem, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Na oportunidade, estiveram presente a deputada federal Maria Lúcia Prandi, diretores e coordenadores das escolas: Colégio Novos Caminhos, ETEC – Itanhaém, E. E. Prof. José da Costa Colégio, Nossa Senhora da Divina Providência, Objetivo Ponta da Praia, Objetivo Praia Grande e Colégio Santa Cecília, além dos pais e alunos premiados.

O representante do Colégio Santa Cecília que participará do Parlamento Jovem Paulista, o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Saulo Meucci Shimabukuro, apresentou na cerimônia o projeto que desenvolveu, sob orientação do professor de Filosofia, Danilo Alves da Conceição (ex-aluno do Colégio).

A proposta de Saulo é sobre a reestruturação na capacitação da Polícia Militar do ponto de vista psicológico. “Pra mim já foi muito importante ter sido escolhido entre os cinco alunos do Colégio para elaborar um projeto para o Parlamento Jovem. Decidi trabalhar pelo Partido da Segurança Pública porque meu pai trabalha no Exército, o que me leva a conhecer mais de perto os problemas da violência na sociedade brasileira”, relata o aluno.

O pai de Saulo e coronel dentista do Exército, Mauro Hiroche Shimabukuro, acreditou na importância do tema. “Foi muito gratificante poder ajudá-lo na escolha do tema do projeto. Eu o orientei sobre a oportunidade de juntar pilares importantes como as Polícias Militar e Civil e a sociedade como um todo, escola, instituições religiosas e comunidade”, comenta Shimabukuro.

Para o professor de Filosofia, o projeto do Saulo se destacou pela importância do combate à violência em nosso País e, principalmente, por ser um dos poucos que irão debater um assunto tão pertinente para a sociedade.

“É evidente que outras diretrizes como meio ambiente, educação e saúde também são de extrema importância para a sociedade. No entanto, dos 94 projetos apresentados neste ano, apenas cinco são do Partido de Segurança Pública, sendo um deles o do Saulo“, diz o professor, que acredita no potencial da idéia a ser escolhida para se tornar projeto de Lei.

O Colégio enriquece o debate em sala de aula segundo afirma o professor de Biologia, Ronaldo Fernandes Vale Júnior. “O Projeto do Parlamento Jovem é importante não apenas para os alunos que são escolhidos para desenvolverem os projetos, mas para a turma toda que se envolve nas discussões dos temas relevantes a serem questionados no Parlamento Estadual“.

A professora e mãe de Saulo, Sylvia Meucci Shimabukuro, entende que a dedicação do filho foi muito importante. “Estou muito feliz com essa conquista do Saulo. Ele se dedicou muito pelo projeto. É interessante essa preocupação com a política, pois ele está caminhando para uma fase de decisões, como, por exemplo, a escolha da profissão”, se orgulha a mãe.

Após as apresentações dos projetos, a presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e delegada regional do SEMESP, Lúcia Maria Teixeira Furlani se comprometeu a dar andamento aos projetos que estejam ligados diretamente às universidades, somando a força de boas idéias ao incentivo à educação. ”Esperamos que essa postura dos nossos Parlamentares Jovens seja exemplo para os parlamentares estaduais e federais que atuam no Brasil”, discursa Lúcia.

Para a reitora da Unisanta, Silvia Ângela Teixeira Penteado, este é uma momento que desperta a iniciativa dos alunos a escrever a trajetória de suas vidas. “O Brasil precisa de líderes que mostrem o caminho de uma sociedade melhor. E vocês são essas pessoas”, incentiva a reitora.

A deputada estadual, Maria Lúcia Prandi, se orgulha ao dizer que a bancada jovem da Baixada Santista é sempre a maior, proporcionalmente ao número de habitantes. “Nossa região representa cerca de 10% dos jovens parlamentares do Estado”, diz a deputada.

Maria Lúcia também discursa aos alunos sobre a importância de se valorizar a política para consolidar a democracia do Brasil. “Nada melhor que a nossa juventude entenda e participe dessa consolidação valorizando a política”, finaliza a deputada.

O Parlamento Jovem – Este Programa, voltado para a formação de verdadeiros cidadãos, consiste em uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado que acontece desde 1999. Nesse dia, os deputados estaduais cedem os seus lugares para jovens estudantes, da rede pública e privada, de todo o Estado. Os deputados jovens são empossados e dirigem todos os trabalhos da sessão, apresentam propostas para melhorar as condições de vida da sociedade e falam sobre suas ideias.

Histórico – O Santa Cecília participou de várias sessões representando os partidos do Meio Ambiente e Saúde (em 2008). Este ano, Saulo fará parte do Partido da Segurança Pública.