Sofia Wagemaker Viana, formada no Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, foi selecionada para integrar a equipe de pesquisa do Departamento de Cirurgia Cardiotorácica da University of Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos. Em junho deste ano, a ex-aluna concluiu sua formação em medicina na Kursk State Medical University (KSMU), na Rússia.
Nesta nova fase, ela atuará em pesquisas sobre câncer de pulmão, incluindo métodos de rastreamento para detecção precoce, além de outros estudos relacionados à doença. Também irá aproveitar esse período para estudar e se preparar para as provas de revalidação de seu diploma nos Estados Unidos.
“Depois de quase um ano enviando e-mails e buscando oportunidades com diversos médicos, consegui uma entrevista e fui selecionada para participar da equipe da Universidade de Cincinnati. É um sonho que está apenas começando”, ressalta a profissional.
Experiências no exterior
Sofia estudou no Colégio Santa Cecília desde o 2º ano do Ensino Fundamental I até se formar no Ensino Médio, em 2018. No ano seguinte, ela embarcou para a sua jornada como estudante de medicina na Rússia, onde foi aprovada após passar por entrevistas na Agência Aliança Russa, em São Paulo.
Para a médica, a faculdade na Rússia não foi apenas um processo de aprendizado, mas também uma experiência de superação e crescimento pessoal. “No período em que estive lá, enfrentei a pandemia, a guerra e a perda do meu pai, momentos extremamente difíceis, mas que me moldaram e me tornaram quem sou hoje”.
Durante sua trajetória estudantil no exterior, Sofia destaca que também teve a chance de vivenciar a profissão em um dos maiores hospitais do mundo, em Xangai, na China, experiência que considera um dos momentos mais especiais de sua formação como estudante.
“A experiência mais marcante não aconteceu propriamente na Rússia, e sim quando tive a oportunidade de passar duas semanas na China, no Shanghai Pulmonary Hospital, o maior centro de cirurgia torácica do mundo, sendo a única aluna de medicina que pôde participar”.
Oportunidade no Colégio Santa Cecília
Além das oportunidades na faculdade, Sofia também obteve experiências únicas ainda em sua época de escola, que foram fundamentais em seu processo acadêmico. Ela relembra quando participou do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica – Cobric, um programa da Universidade Santa Cecília para promover pesquisa e trabalhos científicos.
“O Colégio Santa Cecília foi essencial para toda a minha formação acadêmica. Durante o ensino médio, tive a oportunidade de apresentar um trabalho no COBRIC, meu primeiro trabalho científico, sendo a única estudante do ensino médio a participar. Essa experiência marcou minha trajetória e reforçou uma paixão que carrego até hoje: a pesquisa”.
Apoio em sua trajetória
Para finalizar, a médica ressalta sua gratidão a todos que de alguma forma contribuíram para sua trajetória de excelência. “Só cheguei até aqui graças a pessoas incríveis que me deram oportunidades e acreditaram em mim. Minha mãe e meu pai (que agora está no céu), cujo sacrifício e amor incondicional foram a base de tudo o que sou; a família ceciliana, Dra. Lúcia Teixeira, Dra. Sílvia Teixeira e Dr. Marcelo Teixeira, que formaram o alicerce da minha educação acadêmica”.
“Amigos que são parte da minha família, como Juninho e Tuca; Ana Paula Negrini, do CNA Canal 1, que me proporcionou o inglês sem o qual eu não estaria onde estou; meu mentor, amigo e o melhor cirurgião torácico do mundo, Dr. Diego Gonzalez Rivas, que despertou em mim o desejo de me tornar cirurgiã torácica; e tantas outras pessoas. A todos vocês, minha eterna gratidão”, conclui Sofia.