O evento iniciado nesta terça-feira continuará na quarta-feira (28). As apresentações ocorrem das 10h às 12h e a mostra será das 14h30 às 16h.

“Projeto urbanístico feito para a cidade de Santos”, “HPV, da prevenção ao tratamento” e “Folclore Brasileiro e suas crenças” são alguns dos temas abordados na apresentação dos projetos de encerramento do primeiro semestre das turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no Ginásio Laerte Gonçalves. A apresentação teve início nesta terça-feira (27) e terá prosseguimento na quarta-feira, 28/6. As apresentações ocorrem das 10h às 12h e a mostra será das 14h30 às 16h. O evento é aberto ao público.

Ronaldo Fernandes do Vale Júnior, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, destacou que os projetos do primeiro semestre são iniciados no ano anterior. Segundo ele, os temas do próximo ano serão definidos em outubro deste ano, para que se possa fazer todo o planejamento do semestre para os alunos do 6º ano ao 3º do Ensino Médio.

“Nós definimos os temas através de nossas reuniões pedagógicas com os professores, e eles são trabalhados desde o início do ano até o final semestre. Para a realização dos projetos, são escolhidos os principais temas da atualidade e as problemáticas que o país enfrenta. Durante todo o primeiro semestre, cada série trabalhou em cima de um tema. Cada grupo é questionado pelos professores sobre o trabalho e fará uma leve apresentação, tirando dúvidas e explicando tudo que foi pesquisado durante o semestre.”

O coordenador explica que o trabalho envolve os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, desde 6º ano, que fez o projeto sobre os pontos turísticos da cidade de Santos até o 2º ano do Ensino Médio, sobre o projeto urbanístico e rodoviário de Santos. “O 3º ano não se enquadra porque nós os preparamos para o ENEM e para o vestibular, então o projeto deles é baseado nisso.”

“O objetivo do projeto é fazer com que os alunos comecem a sentir como é feito um trabalho científico, como devem se unir para fazer uma pesquisa científica, elaborar e discutir dados, porque é isso que terão na universidade. Então, baseado nisso, estamos preparando-os para a graduação. Houve casos, como o do sexto ano, em que foi feito um trabalho por sala e há casos, como aconteceu com o Ensino Médio, em que os projetos foram divididos em vários grupos. No 1º ano do Ensino Médio, tivemos cerca de vinte grupos dentre as quatro salas”.

Segundo Ronaldo, os professores comentam, principalmente, que esses trabalhos aumentam o interesse dos alunos durante as aulas, despertam o interesse à pesquisa, geram discussões entre salas e harmonizam o trabalho em grupo. Essa é a terceira vez que são feitos trabalhos com apresentações. Os projetos já haviam sido feitos anteriormente, mas no formato de mostras sem apresentações, nas quais os projetos eram feitos com cartolinas.

Veja o cronograma completo:

6.os anos: “Conhecendo Santos”.

7.os anos: “Folclore Brasileiro e suas crenças”.

8.os anos: “HPV, da prevenção ao tratamento”.

9.os anos: “Decisões da vida”.

1.as séries: “Raios X da saúde”.

2.as séries: “Projeto urbanístico feito para a cidade de Santos”.