Colégio sedia 3.ª etapa do Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar, no dia 20

230

Com a presença de seis alunos do Colégio, com três deles liderando o ranking de sua respectiva categoria no circuito, o Santa Cecília sediará a 3.ª etapa do Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar, a ser realizada no dia 20 de agosto, sábado, com o cerimonial de abertura, às 8h30, e o campeonato, às 9h, no Ginásio Laerte Gonçalves, na Rua Oswaldo Cruz, n.º 266.

Elisa Feng, aluna do 4.° ano do Ensino Fundamental I e campeã brasileira; Sophia Feng, aluna do 7.° ano do Ensino Fundamental II e campeã paulista e Ana Helena Leite, do 2.° ano do Ensino Fundamental I, são as atuais líderes de sua categoria no Circuito Metropolitano e estudam no Colégio Santa Cecília.

As inscrições para o circuito estão abertas e podem ser feitas até às 20h do dia 19, somente via Pix 091165848-30, informando nome, escola e série do estudante que vai participar. O comprovante do pagamento deve ser enviado pelo whatsapp de Wlamir Pestana Ursini (13) 98125-2488, professor da escolinha de xadrez do Colégio Santa Cecília e organizador do evento.

Categorias e fórmula de disputa

No torneio serão disputadas 14 categorias, divididas da seguinte forma: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º/ 7.º, 8.º/ 9.º ano do Ensino Fundamental I e II, no masculino e no feminino.

Com a presença de cerca de 160 participantes, a fórmula de disputa usada neste certame é o modelo suíço. Neste modelo, a primeira rodada é definida pela classificação das últimas etapas. Em seguida, os vencedores da primeira rodada se enfrentam, enquanto os perdedores se cruzam em novos confrontos. As rodadas subsequentes são definidas da mesma forma, sempre colocando os jogadores com o maior número de vitórias para se enfrentarem, ou seja, quem tem dois triunfos, duela contra quem também tem dois triunfos – o mesmo vale para quem tem o mesmo número de derrotas. São cinco rodadas a serem disputadas, com o aluno podendo chegar a cinco vitórias, no máximo.

Ao final, será entregue troféu para o campeão de cada categoria, no total de 17; 28 medalhões, distribuídos para o 2.º e 3.º colocados; 110 medalhas, para os que terminarem nas duas primeiras colocações em suas respectivas categorias – como medalha de premiação –, enquanto que, para os jogadores que concluírem sua jornada entre a 4.ª e 8.ª colocação, serão condecorados com uma medalha. Haverá também um troféu para as três melhores escolas na classificação geral do campeonato.