No dia 27/02, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília assistiram à palestra sobre a postura correta.  O Dr. Ivan Cheida Faria, diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), explicou aos alunos a importância de se sentar e dormir corretamente.

Sentar de modo errado pode causar lombalgia, cervicalgia, escoliose e várias outras doenças na coluna, então é importante que mantenha um ângulo reto nas articulações dos joelhos e tornozelos, com os dois pés apoiados no chão, disse o professor. Quem tem estatura baixa devem usar uma plataforma que apoie os pés.

Cheida alertou os alunos de que o colchão da cama deve ter durabilidade máxima de cinco anos, e que a cada sete dias seja virado para não causar depressões que prejudiquem a postura. “Para dormir a posição correta é a de lado, com o auxílio do chamado travesseiro de corpo ou apenas um simples entre as pernas para alinhar a coluna. Quem gosta de dormir com a barriga para cima deve colocar um travesseiro embaixo dos joelhos”, explica.

O Dr. Cheida também recomendou que alongamentos devem ser feitos ao longo do dia e que não exagere em exercícios físicos além da capacidade individual, pois os exercícios provocam microlesões que podem levar à sessões de fisioterapia.

Entre os tratamentos para coluna, o professor destacou acupuntura, massagem com terapia e pedras quente, pilates e water shiatsu, que é realizada dentro de uma piscina para tratamento de dor. “O maior erro das pessoas é tratar processos inflamatórios e de dor com bolsas térmicas com água quente, pois a alta temperatura aumenta ainda mais a inflamação, então na realidade deve-se usar gelo três vezes ao dia para amenizar a dor”, finaliza.