Com 18 gols em dois jogos e apenas um gol sofrido, equipe só precisa de um empate para se classificar para a segunda fase do torneio

Com início arrasador, o Colégio Santa Cecília começou com o pé direito na 10ª edição da Copa TV Tribuna de Futsal Escolar e segue forte na missão de defender o título masculino conquistado em 2011. Na estreia, no último sábado (9/6), a atual campeã fez 13 a 0 no ESA – Instituto Educacional Iguape e foi uma das responsáveis pela eliminação precoce do adversário (sem ponto algum, o time não tem mais chances matemáticas de se classificar e joga a próxima rodada apenas para cumprir tabela). Na sequência, um dia após a estreia, a equipe ceciliana aplicou outra goleada. Desta vez, a vítima foi o vice-líder Colégio Expressão, que ainda não havia tomado gols, mas sucumbiu diante de um placar de 5 a 1 indiscutível.

Agora, líder isolado do grupo 10 com seis pontos, 18 gols aplicados e apenas um gol sofrido (17 de saldo), o Santa Cecília se encontra em condição bastante confortável.  A equipe precisa apenas de um empate no próximo domingo (17/6), diante do Colégio Intellectus, para garantir sua ida à segunda fase da competição. Isso porque os times que ainda têm possibilidade de se classificar, Expressão e Intellectus, estão três pontos atrás do Santa e não podem mais ultrapassá-lo, já que resta apenas um jogo a cada time e uma vitória vale exatamente três pontos. Tudo será decidido, em ordem de importância, nos seguintes critérios: vitórias, saldo de gols e gols feitos.

Com mais chances de “roubar” a liderança, o Colégio Expressão precisa vencer o já eliminado ESA Iguape e torcer por uma derrota do Santa Cecília. Entretanto, com zero de saldo de gols, a equipe precisaria ganhar por 9 gols de diferença e torcer para que que o líder perdesse pela mesma diferença, algo quase improvável, dadas as circunstâncias.

Já o Colégio Intellectus, na terceira colocação, tem a vantagem de fazer o confronto direto com o time ceciliano. Entretanto, com apenas três gols feitos e -2 de saldo, precisaria golear por um diferença de 10 gols. Logo, só uma verdadeira catástrofe poderá tirar o Santa da próxima fase.

Tricampeão, o Colégio Santa Cecília se mantém entre as equipes masculinas mais tradicionais do torneio, ao lado do Objetivo Santos e Liceu São Paulo. Cada um dos quatro já disputou quatro finais. Ao lado do Objetivo Santos, o Santa Cecília é a maior vencedora do torneio.

Por Rafael Moreira