Colégio Santa Cecília reinaugura anfiteatro em homenageia Prof.ª Emília Maria Pirilo

121

O Colégio Santa Cecília realiza celebração especial em memória da Prof.ª Emília Maria Pirilo, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, com a reinauguração do Anfiteatro do Bloco D, que agora levará o seu nome e está remodelado e com instalações modernizadas. A homenagem acontece no dia 3 de maio, às 18h, no 4.° andar do Colégio.

Este evento reflete o reconhecimento e gratidão pela notável trajetória da Prof.ª Emília como líder educacional e sua significativa contribuição para o crescimento e prestígio do maior Complexo Educacional da Baixada Santista e um dos mais relevantes do Brasil.

Na oportunidade, será realizado um sarau com apresentações musicais de alunos e professores do Colégio Santa Cecília. Confira a programação no final deste texto.

Sobre a Prof.ª Emília Maria Pirilo:

Tia Emília, como carinhosamente era conhecida, deixou um grande legado nas áreas da educação e responsabilidade social no Colégio e na Universidade Santa Cecília. Ao lado de Milton Teixeira e da irmã Nilza Pirilo Teixeira, fundou o Complexo Educacional em 1961. Atuou como pró-reitora Comunitária, auxiliando os sobrinhos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo Teixeira na Administração Superior do Complexo Educacional Santa Cecília.

Nascida em 02 de fevereiro de 1932, é filha de Silvio Pirilo e Leonilda Ianuzzi Pirilo. Formada em Pedagogia, tendo habilitação para Administração Escolar, Supervisão Escolar, Psicologia da Educação e Filosofia da Educação, também realizou extensão universitária na área de Rádio e TV na Perspectiva Educacional.

Atuou como chefe do Setor Pedagógico de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Santos e como diretora e supervisora pedagógica da Unidade Pré-Escolar da Prefeitura Municipal de Santos. Foi diretora do Lar Santa Rita de Cássia e membro da Diretoria da Editora Universitária Santa Cecília.

Sua história foi marcada por exemplos e ensinamentos de respeito e união, baseados na coragem, na fé, na perseverança e no amor. Mesmo sendo um dos pilares da construção do Complexo Santa Cecília, Emília sempre atribuiu aos sobrinhos o papel fundamental para o crescimento da Instituição. Não era difícil vê-la orgulhosa e emocionada diante das conquistas destes sobrinhos e também da nova geração.

Dona de um sorriso simples e de um bom-dia acolhedor, a professora sempre tinha palavras de esperança por dias melhores aos que cruzavam seu caminho. Católica em sua essência, também destinava grande parte do seu tempo às questões sociais. As crianças do Lar Santa Rita de Cássia, por exemplo, eram acolhidas pela tia Emília de forma ímpar. Todas as festinhas e atividades eram idealizadas e realizadas por ela. Emília fazia questão de estar presente no dia a dia dessas crianças como se realmente pertencessem à sua família.

Delicada e discreta, era uma mulher muito independente, que, por trás de uma aparência frágil, escondia uma fortaleza e competência que impressionavam a todos que a conheciam. Até dez dias antes de falecer, mesmo com seus 90 anos, era possível ver Emília diariamente nos corredores do Santa Cecília, em todos os eventos ou “despachando” em sua sala do 3.º andar do Bloco M.

Solteira, a professora Emília Maria Pirilo dedicou a sua vida à família e à educação e deixou um lindo legado, baseado na retidão, a toda uma árvore de educadores que através de seu exemplo solidificam cada vez mais o que foi idealizado por ela, Nilza e Milton desde o início desta história.

Serviço:
Reinauguração do Anfiteatro do Bloco D
Data: 03 de maio de 2024
Local: 4.° andar do Colégio Santa Cecília – Bloco D

Sarau – Quatro Estações

• Abertura – Palavras da Alta Direção
• Prólogo – Nunca Pare de Sonhar – Música do Gonzaguinha (Coro)

PROGRAMAÇÃO SARAU

Estações – Projeção

1ª Estação– Verão (Amarelo)

Música – In Regards – Ana Clara
Trecho do Poema Biográfico (Professor Guilherme)