O Colégio Santa Cecília realizou, nos dias 15 e 18 de março, atividades com temáticas sobre a dengue aos alunos do Ensino Médio, Fundamental 1 e Fundamental 2. No evento, aconteceram rodas de conversa e atividades com o tema “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho pica”, no anfiteatro do Bloco D do Colégio.

A ação foi organizada pela bióloga e curadora do Herbário da Unisanta, Zélia Rodrigues de Mello, e contou com a presença de alguns dos estudantes dos cursos de Biologia, Biomedicina e Farmácia da Universidade Santa Cecília, que conduziram as atividades com os alunos.

As rodas de conversas foram interativas, com apresentação em slides, dados atuais e informações referentes a este ano de 2024. Os assuntos abordados foram: “Ciclo de vida do mosquito e prevenção”, “Sintomas e diagnósticos” e “Tratamentos”. Após a apresentação, os alunos foram dirigidos ao laboratório para observar de perto as larvas e mosquitos que causam a dengue.

A coordenadora do Fundamental 2 do Colégio Santa Cecília, Andrea Relva, falou sobre a importância da atividade. “Nós achamos de suma importância para os alunos porque a professora de Ciências já trabalha com eles a questão das doenças. Então, a Zélia, que é nossa parceira, sempre nos oferece essas palestras, com orientações aos alunos, junto com uma equipe de Biomedicina, Farmácia e Biologia. É muito importante para todos os alunos ter esse conhecimento e passar essas informações para as suas famílias em casa”.

A aluna do 2º ano de Ciências Biológicas e estagiária do Herbário, Marjorie, destacou o intuito da ação que realizaram. “Viemos fazer uma ação, que já é realizada anualmente para os pequenos, e dessa vez pediram para a gente expandir isso e levar também para os alunos do Ensino Médio e Fundamental 2, então, junto com a Biomedicina e a Farmácia, fizemos essa ação para instruir e conscientizar sobre a dengue. Neste ano, em específico, os casos estão muito em alta, então a gente veio avisar, alertar e pedir, de uma forma explicativa e didática, para eles se cuidarem”.

João Gabriel Oliveira, do 4º ano de Biomedicina, e Matheus Parladim, do 3º ano de Farmácia, também participaram da atividade. Eles ressaltaram a mensagem e o conteúdo que transmitiram na ação, tendo como objetivo conscientizar e informar sobre a doença, possibilitando também que os alunos do Colégio possam orientar seus familiares em casa.

“Sinto que agora, passando o conteúdo para o público mais velho também, pudemos informar para que fiquem atentos aos sintomas e que tomem cuidado porque a doença pode ser fatal, e que, além disso, devem ir ao médico para receber o diagnóstico correto, tendo o melhor prognóstico e mais chance de melhorar”, explicou João Gabriel.

“Falamos sobre a importância de não se medicar, então pegar desde aquela fase mais nova do Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio para eles terem consciência de que não podem se automedicar nos casos de dengue e isso vai ser muito importante para falar para um pai, uma mãe, um tio, uma tia. Então, essa foi a nossa principal mensagem, falar para eles que o remédio mais importante é o repouso e a hidratação, e foi muito interessante o retorno deles e o interesse nas palestras”, finalizou Matheus.