Colégio Santa Cecília inaugura Laboratório de Desenvolvimento de Foguetes

29

No último dia 4 de dezembro, o Colégio Santa Cecília inaugurou o “Laboratório de Desenvolvimento de Foguetes”, uma sala para que os alunos possam aprender a desenvolver foguetes e treinar para olimpíadas. O laboratório está localizado na sala D-43, no 4º andar da instituição.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília, Dr. Marcelo Teixeira, o espaço será utilizado pelos estudantes do 5º ano do fundamental l à 3.ª série do Ensino Médio, podendo ser também um local de estudo para os alunos da Universidade.

“Existem vários benefícios, entre eles, ampliar as atividades extracurriculares, o envolvimento de professores, funcionários, principalmente alunos e familiares em projetos. O Santa Cecília amplia, através desse laboratório, a possibilidade de envolver ainda mais alunos, desde o quinto ano do Ensino Fundamental até o terceiro do Médio, também possibilitando, a partir desse momento, o envolvimento de alunos dos cursos de graduação”, ressaltou o presidente.

Dr.ª Sílvia Teixeira, reitora da Unisanta, destacou o objetivo da criação do projeto. “É estimular talentos, deixar mais um laboratório acessível a todos, permitindo que os alunos, com seus conhecimentos, possam desenvolver, desde pequenos, a curiosidade, o movimento, contando com o apoio dos pais, da família, dos professores e tendo como base os alunos que já foram exitosos”.

“Nós queremos que a ciência possa, no Brasil, desenvolver esta área que é tão promissora, mas de alguma forma ainda incipiente, porque envolve uma série de disciplinas, especialmente matemática, cálculo, que ainda são um tabu para os alunos. Nós acreditamos que com esse exercício prático muitos deles possam desmistificar essas disciplinas e aventurarem-se como cientistas”, finalizou a reitora.

O Colégio Santa Cecília é destaque na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), tendo conquistado diversas medalhas, incluindo três ouros durante os últimos três anos. Neste ano de 2024, dois grupos alcançaram, respectivamente, o primeiro e segundo lugar da competição, recebendo medalhas de ouro e prata.

Marilisa Grottone, diretora do Colégio explicou a motivação de criar uma sala própria para o desenvolvimento de foguetes. “Normalmente os alunos faziam os trabalhos no Laboratório de Física. Conversando com a Dra. Lúcia, Dra. Silvia e Dr. Marcelo, no dia que os alunos chegaram com a medalha de ouro mais uma vez, vimos que precisávamos reservar um espaço onde poderiam trabalhar e desenvolver os foguetes”.

O Laboratório também será um local de muito aprendizado e novas experiências para as diversas séries do Colégio Santa Cecília. Com kits desenvolvidos pela organização da MOBFOG, a sala contará com equipe de monitores, formada por alunos e ex-alunos do Colégio e Universidade, que farão treinamentos de acordo com a faixa etária das turmas,

ajudando também no processo de criação de foguetes, sob a orientação do professor de matemática, Fábio Quadra.

“Esse grupo de alunos, que já participaram da MOBFOG, é que vai reproduzir esses kits para os alunos, ensinando e incentivando, desde os mais novos até os alunos do Ensino Médio, a construção de foguetes. Ter um espaço específico para isso é mais fácil, até para que a tenha uma organização melhor para os alunos que irão fazer a divulgação e para aqueles que querem participar, tendo um espaço onde também possam montar e fazer o próprio foguete”, completou o professor.