A alta direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta), alunos e docentes do Cantinho e do Colégio Santa Cecília fizeram uma homenagem surpresa à diretora, Profª. Marilisa Grottone, nesta sexta-feira (4/5), em comemoração aos seus 50 anos de atuação na instituição.

Muito emocionada, Marilisa recebeu 50 rosas vermelhas entregues por 50 estudantes, placa e faixa com agradecimentos e uma citação de Cora Coralina: “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. Parabéns! São 50 anos de amor dedicados aos mais de 20.000 alunos que por aqui passaram.

Um pouco sobre a história

Apenas oito pessoas compunham todo o quadro de colaboradores e dirigentes da Escolinha na Rua Conselheiro Rodrigues Alves. Marilisa Grotone, atual diretora do Colégio Santa Cecília, tinha 15 anos de idade e estava entre elas.

Começou como secretária e ajudante das professoras. O empreendedor dr. Milton Teixeira representava a direção ao lado da esposa prof.ª Nilza, tesoureira. A prof.ª Emília Maria Pirilo, outra fundadora, irmã de Nilza, era diretora pedagógica.

Sílvia, Lúcia e Maria Cecília Teixeira eram muitas crianças quando seus pais Nilza e Milton compraram a modesta escolinha no endereço inicial.  A vida das três , assim como a de Marcelo , que nasceu logo depois, foi toda dedicada, já a partir da infância, para ajudar na luta dos pais a erguer a escola, com muita união da família.

Em 1962, Marilisa substituiu uma professora da pré-escola e assim começou a lecionar. Ficou 13 anos dando aulas para a pré-escola. Nesse período fez Faculdade de História e Estudos Sociais e um curso de contabilidade. Uma hora antes das aulas e uma hora depois ajudava na contabilidade da escola. Passou a dar aulas no ginásio, no 6º ano, de História e de  Educação Moral e Cívica.

Marilisa complementou os estudos em Pedagogia, na parte de administração e docência e, em janeiro de 1980, assumiu oficialmente a direção do Colégio Santa Cecília.

“A escola era pequena, tinham poucos funcionários, e todos ajudavam em tudo. É uma vida de dedicação, eu participei de cada tijolinho da escola, continuo participando ativamente, porque é disso que eu gosto”, diz Marilisa Grotone, com orgulho indisfarçável na voz.