Colégio promove palestra de combate ao bullying, com advogado formado pela Unisanta

16

No último dia 10 de fevereiro, o Colégio Santa Cecília promoveu aos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio palestras de combate ao bullying. A ação foi conduzida pelo advogado criminalista, formado pelo Colégio e pela Universidade Santa Cecília, Lucas Canellas.

O advogado explicou aos alunos como as pessoas sofrem e praticam o bullying e suas consequências jurídicas. “Falar sobre esse tema é muito especial porque a gente sabe que os adolescentes, ainda no Ensino Médio, costumam se deparar diariamente com as práticas de bullying e cyberbullying. Esse é um tema que é de grande interesse para os alunos e para a direção da escola, para que possam se posicionar adequadamente com relação ao cometimento dessas práticas”, ressaltou Lucas.

A orientadora educacional do Colégio Santa Cecília, Laya Matos, afirma que a atividade foi importante para que os alunos saibam reconhecer e identificar o bullying. “Existe essa confusão: eles acham que é uma brincadeira e que não é nada demais, mas, muitas vezes, é através dessas brincadeiras que o bullying acontece. Então, é importante reconhecer o momento certo de parar”.

A profissional ainda ressaltou as ações do Colégio para combater o bullying. “Nós trabalhamos muito o socioemocional do aluno, promovemos palestras e rodas de conversas. O ambiente escolar é rico nessa parte social, a gente se depara com algumas situações e temos a oportunidade de conversar, explicar que aquilo não é uma conduta correta. A escola está sempre envolvida, oferecendo esses momentos e instruindo a como buscar ajuda e o modo correto de enfrentar essas situações”.

Sobre o sentimento de ver alunos, como o Lucas, formados pelo Colégio e envolvidos profissionalmente em pautas tão necessárias, Laya destacou: “É emocionante porque nós estamos formando cidadãos e logo a gente vai estar encontrando eles pelos espaços da sociedade. É uma satisfação enorme para mim e para toda nossa equipe”.

Para Lucas, retornar ao Complexo Santa Cecília foi maravilhoso. “O Colégio e a Universidade Santa Cecília contribuíram de maneira efusiva na minha formação, tanto quanto pessoa como profissional. Essa formação que eu tive foi preponderante para que eu pudesse hoje exercer a profissão que eu já almejava enquanto sentado nos bancos escolares. Eu hoje sou advogado criminalista e devo muito disso à Unisanta”.

Ele ainda destacou a forte atuação dos profissionais do Colégio e Universidade em sua jornada. “Enquanto estive no Colégio, eu tive professores maravilhosos e brilhantes, inclusive alguns dos professores dão aula na Unisanta. Aqui no Colégio, a gente tem a oportunidade de ter aula com professores que vamos ver de novo na graduação, e isso é maravilhoso”.

“Eu sempre tive a certeza de que eu queria fazer Direito, portanto eu já tinha a convicção de que o meu lugar seria na Unisanta. Os professores te dão todas as oportunidades

para crescer e, paralelamente à faculdade, realizar um estágio na área e aprender em um escritório de advocacia. Muitos dos professores são juízes, promotores de justiça, e lhe dão também a oportunidade de estagiar ao lado deles. Eles dão tudo que você precisa para ter uma formação brilhante que te proporcionará uma boa atividade profissional na área que você escolher”, finalizou.