O Colégio e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberam, na manhã desta terça-feira (25/9), o título de Grande Reconhecimento Maçônico, concedida pela Ordem do Grande Oriente do Brasil (GOB), pelos relevantes serviços prestados “ à Ordem, à Pátria e a Humanidade”. O Grão-Mestre Geral da Ordem, Marcos José da Silva, explicou que o Colégio Santa Cecília e a Unisanta são as únicas instituições de ensino, até agora, que receberam esse título, entre as que mantém parceria com a GOB, para descontos em mensalidades.

Esse é um “reconhecimento pelo trabalho sério que tem sido desenvolvido pelo Colégio e a Universidade Santa Cecília”, explicou o Grão-Mestre, em solenidade na Unisanta, destacando também a qualidade de ensino oferecida.  Marcos José da Silva mencionou a luta da maçonaria em defesa da liberdade, da justiça  e da educação, que tem sido demonstrada ao longo dos anos pelas instituições agraciadas com o diploma de Reconhecimento Maçônico.

Lembrou movimentos importantes da história brasileira, na qual os maçons estiveram presentes, como a independência do Brasil, a proclamação da República e a abolição dos escravos.

“Hoje, o Grande Oriente do Brasil é parceiro do governo brasileiro no Movimento Contra as Drogas, que visa esclarecer a juventude sobre os perigos das drogas, inclusive das permitidas, como o álcool. Outra campanha educativa se refere ao combate à corrupção, mas não apenas quanto a desvios do dinheiro público, mas também em relação a atitudes como não pedir notas fiscais de transações, disse.

Descontos em mensalidades

Há 135 estabelecimentos de ensino conveniados com o GOB para o descontos de mensalidades, fora as 140 que recentemente assinaram essa parceria. De 2008 até 2012,  a Unisanta e o Colégio Santa Cecília concederam l.112 benefícios, apenas em função da parceria com o GOB, o que representa um total de R$ 71 mil.

Os dados são de Cássio Borges, Secretário Adjunto de Educação e Cultura do GOB. Não foram computados os descontos concedidos desde o início da parceria, que data de 2004.

Ao agradecer, Marcelo Teixeira, Pró-Reitor da Unisanta, lembrou os primeiros passos do Complexo Educacional Santa Cecília, em 1961, no primeiro imóvel adquirido para o núcleo inicial do Colégio, na Rua Rodrigues Alves, 332. Essa casa, readquirida há poucos meses pela Família Teixeira, abrigará,  a partir de outubro, ações sociais desenvolvidas em parceria com prefeituras e secretarias de promoção social, além de entidades filantrópicas.

O objetivo inicial da Instituição foi oferecer educação de qualidade a um bairro portuário, e a preocupação com o aluno trabalhador persiste. “Reafirmamos nosso compromisso com a comunidade, comprometidos com o nível de ensino, graças à capacidade técnica e a sensibilidade dos diretores na escolha de seu corpo docente”.

Marcelo Teixeira lembrou o exemplo de seu pai, o saudoso Milton Teixeira, membro da Loja Maçônica Acácia, que o estimulou a ser um maçon e a praticar o bem, em benefício do próximo . “Como membro da Loja Maçônica D. Pedro I, tento ao máximo chegar muito perto do que meu pai fazia”.

Estavam presentes o Diretor do Departamento Jurídico da Unisanta, Milton Teixeira Filho e a diretora de Relações Institucionais, Renata Teixeira Saurini, além de diretores e professores da Instituição.