Equipe bicampeã brasileira de Futsal nos Jogos Escolares da Juventude

Com cinco jogos invictos, os alunos do Colégio Santa Cecília foram bicampeões pela 1ª divisão do Futsal, nos Jogos Escolares da Juventude, na etapa de 12 a 14 anos, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará. O placar da grande final foi de 2 x 2 (penalidades 7×6) e aconteceu neste sábado (12), contra o IE Colégio e Curso, da Paraíba. A vitória classificou os jogadores do Santa Cecília para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerá de 5 a 13 de dezembro, no Uruguai.

Mesmo longe de casa, o time Ceciliano realizou uma ótima campanha, consagrando o Estado de São Paulo, como o Estado com maior número de vitórias nos Jogos Escolares da Juventude, nessa modalidade.

O técnico time, Fabrício Monte, que treina os garotos há 6 anos e é um dos treinadores do Santos FC, nas categorias sub16 e sub17, disse que o nível do campeonato foi muito forte. “Foi na semifinal que jogadores entenderam a importância dos jogos e até onde eles poderiam chegar. Nesse momento, a preparação psicológica é muito importante, principalmente, quando chegamos em uma disputa por pênaltis na final. E eles deram conta do recado, agora é dar um espaço para eles se organizarem nas disciplinas da escola e, em outubro, já iniciamos a preparação para o Sul-Americano”, contou o técnico.

Goleiro, Lucas Florentino Rodrigues de Miranda, 14 anos, 9º ano

Para o goleiro, Lucas Florentino Rodrigues de Miranda, de 14 anos e estudante do 9º ano, que defendeu dois pênaltis, a experiência de participar de um campeonato desse nível pode mudar a sua carreira. “Nós estávamos muito confiantes em trazer o título para Santos e foi muito emocionante, principalmente, porque na hora que o time precisou mais de mim eu fiz a minha parte. Agora vamos treinar bastante para trazer também o título do Sul-Americano”, disse o goleiro.

A disciplina tática dos Cecilianos chamou a atenção no torneio. Marcação a partir da primeira linha do ataque para dificultar a saída de jogo das equipes adversárias e luta pela posse de bola, evitando chances de perigo dos adversários, fizeram da equipe Ceciliana, desde os primeiros jogos, uma forte candidata ao título. A média de gols da equipe do Santa impressionou: foram quase dez tentos por jogo. Em três partidas foram 29 anotados, contra apenas sete sofridos.

Todo esse desempenho foi destaque na mídia e nos portais oficiais.

Página oficial da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo no Facebook – Time de Futsal do Colégio Santa Cecília de Santos, representa o Estado de São Paulo, nos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015

Portal Globo Esporte.com – Campeões do futsal e do basquete posam com tocha olímpica no Ceará

Site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro – Nova geração de “Meninos da Vila” busca fazer história no futsal dos Jogos Escolares da Juventude

A festa de consagração – Na manhã desta terça-feira, 15/9, os jogadores bicampeões foram recebidos no pátio do Colégio Santa Cecília com uma grande festa de parabenização. O pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, fez questão de saudar a todos e explicar o quanto é importante, além dos títulos, o desempenho também em sala de aula.

Marcelo Teixeira saúda os jogadores do Colégio Santa Cecília

“O Colégio Santa Cecília é diferente dentro e fora das salas de aula. Aqui vocês podem se destacar na atividade que mais se identificarem. Temos alunos que gostam mais de atividade culturais, como pintura ou dança, outros gostam de esportes como xadrez, tênis de mesa, natação e tantos outros. O importante é que todos possam ter a liberdade e a oportunidade de se destacarem no esporte e também nos bancos escolares”, saudou Teixeira.

Para a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, os alunos do Colégio e da Universidade têm todo esse sucesso devido à enorme dedicação de todos. “Nossos professores, diretores, coordenadores, técnicos e alunos estão sempre muito empenhados em dar o melhor de si em todas as ações e atividades desenvolvidas aqui no Colégio e Universidade Santa Cecília. O resultado dessa dedicação só poderia ser todas essas conquistas”, enfatizou Lúcia.

Lúcia Teixeira parabeniza os atletas

Segundo a diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grottone, essa grande vitória foi motivo de muitas comemorações. “Estamos muito felizes com o título conquistado por essa equipe. É uma honra poder fazer parte da educação desses jovens talentos. Nossa missão é garantir o futuro deles e, para isso, sempre buscamos reforçar todo o conteúdo das disciplinas e, nas próximas semanas,  todos eles terão aulas de reposição”, explicou a diretora.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.