O Chefe do Cartório Eleitoral da 317ª Zona Eleitoral de Praia Grande, Frederico Borges Affonso, presidiu uma eleição simulada com a utilização de uma urna eletrônica em modo de treinamento e a participação dos estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, nesta segunda-feira, 11/8, das 8 às 18h, no pátio da escola.

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer o programa oficial das eleições com a ordem  real de votação para deputados federal, estadual, senador, governador e presidente. Após a escolha dos candidatos fictícios ao cargo, será realizada uma apuração oficial, que apontará os vencedores.

“É importante despertar nos jovens o desejo de exercer o direito de cidadania e conhecer de perto o funcionamento da urna para que no dia da eleição eles possam conhecer os candidatos diretamente. Os alunos estão bem animados. A votação é realizada de forma real, mas com candidatos fictícios e posteriormente haverá a apuração dos votos”, afirmou Affonso que estudou no Colégio Santa Cecília, da pré-escola ao Ensino Médio (terminou em 1991) e é filho de uma ex-professora do Colégio, Elisabeth Giraldi Borges Affonso.

Isabela Reis Ferreira, aluna do 3º ano C do Ensino Médio teve o primeiro contato com a urna eletrônica durante a votação simulada. Aos 17 anos, a aluna já possui o título eleitoral e em outubro votará de forma real pela primeira vez. “Vou me sentir mais segura simulando o voto. Vou ter uma noção de como funciona a urna e ter a oportunidade de treinar. Nosso professores se dedicam a nos explicar as funções dos políticos para se ter uma real noção do que eles fazem”, disse a aluna.

“Gostei do treinamento. Votar é muito importante para darmos uma importante contribuição e uma definição melhor para o País”, argumentou o também eleitor André Anderson Pomilio, do 1º ano C do Ensino Médio.

Os professores do Colégio passaram aos alunos ensinamentos sobre as Eleições em sala de aula, em diferentes disciplinas, como noções sobre o processo eleitoral, como é a atuação do Presidente da República, o que fazem os Três Poderes, entre outros temas.

“O debate político está presente em todas as aulas, não somente no período eleitoral. Levantamos propostas para problemas do Brasil que podem ser sanados. A ideia caiu com uma luva para o que é discutido em sala de aula. Sobre a obrigatoriedade do voto, explicamos aos alunos que é uma maneira de garantir que 100% dos interesses da população tenham sua vontade expressa”, afirmou o professor de História, Bruno Alves da Conceição.