Os alunos do Colégio Santa Cecília participaram da 16.ª Mostra Brasileira de Foguetes e conseguiram excelente alcance no lançamento do seu foguete. Com esse desempenho, classificaram-se entre as melhores equipes de foguetes do nível 4 no estado de São Paulo. Após o resultado, o grupo foi convidado para participar das turmas das Jornadas de Foguetes que serão realizadas na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre agosto e dezembro deste ano.

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) acontece todo ano, sendo uma prova teórica que ocorre junto com a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) que apresenta vários níveis desde o fundamental, com foguetes de propulsão a ar, até o nível superior, com foguetes de propulsão de combustível sólido.

Participaram do evento Bruno Alcantara do Nascimento e Fernanda Hoffmann Affonso, alunos da 2.ª série do Ensino Médio, e Andrey Estevam Seabra, da 3.ª série do Ensino Médio. Os estudantes concorreram na categoria “foguetes de propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio”, sendo qualificados no lançamento do 1.° protótipo do foguete, com a marca de 135m de distância.

O professor Fábio Luís Vasconcelos de Quadra, professor de Física do Colégio Santa Cecília e coordenador do grupo, explicou que, como foi a primeira experiência na competição, inscreveu somente três alunos que se propuseram a participar voluntariamente, e encarar o desafio de fazer tudo em tempo recorde. “Acredito que essa foi a maior conquista deles, agora a classificação para a segunda fase no Rio de Janeiro é a resposta a todo esse empenho”, comentou.

Alunos

Dos três alunos, Andrey poderá receber uma medalha de ouro na prova escrita por ter apresentado 90% de aproveitamento. A lista oficial dos medalhistas será divulgada no dia 30 de julho. “Eu realmente me surpreendi com o resultado. Assim como na prova prática de foguetes, eu nunca tinha realizado a prova escrita de astronomia. Ter conseguido acertar 90% da prova foi algo que me deixou muito feliz”, declarou Andrey.

O aluno ainda salientou a contribuição da equipe de professores do Santa Cecília, em especial a ajuda do professor Fábio, da diretora Marilisa e da coordenadora Laya. “Sou extremamente grato a toda a equipe”, complementou.

Bruno, outro integrante da equipe, reforçou que desde a montagem da base até a finalização do foguete, estava muito confiante e que conseguiria se classificar para a Jornada de Foguetes, porque sua equipe se esforçou muito para conseguir isso. Quando veio a notícia de que tinham se classificado, ficou muito feliz. “É a primeira vez que eu estou participando dessa olimpíada e já conseguir essa conquista é muito gratificante”, disse o estudante.

Por fim, Fernanda comentou que já conhecia a OBA e amava a ideia, mas nunca tinha participado. “Todo o processo tem sido muito novo e incrível. Nos esforçamos muito para que conseguíssemos finalizar, e montar um foguete com a equipe foi uma experiência maravilhosa. Quando recebi a notícia, foi um choque, já estava muito feliz com o nosso resultado, e até agora parece um sonho”, falou a aluna.

Além da empolgação dos alunos com a notícia, o professor também demonstrou muito orgulho com a conquista deles: “Ver eles alcançando esse feito é muito bom, porém o melhor é ver o empenho, a dedicação e o entusiasmo deles ao assumirem essa responsabilidade e encararem o desafio de frente”.

Confira mais alguns registros do lançamento do foguete dos alunos: