Dia 30/03, os estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Cecília, com a supervisão de monitores e professores, compareceram a uma excursão educativa à edificação histórica, Palácio das Indústrias, atração no Museu Catavento. O passeio foi realizado com a finalidade de apresentar aos alunos conhecimentos científicos e culturais, oferecendo a oportunidade da exploração de ambientes educativos e de atividades práticas em novos ambientes, a fim do aperfeiçoamento de habilidades socioculturais.

Ambiente fora da escola

Professora de Física do Colégio Santa Cecília, Suzana Maria Andrade de Quadra, declara que é imprescindível expandir os horizontes e, simultaneamente, a forma de pensar e refletir dos alunos sobre temas essenciais: “Primeiro, houve a experiência de levar os alunos fora da sala de aula e mostrar algo que eles possam utilizar, até porque não é possível mostrar todos os conceitos necessários ao aprendizado dentro da sala. E, no Catavento, eles têm essa possibilidade e mostram muitos experimentos, então eles podem tocar nos objetos, vivenciar essa oportunidade. Apenas esses diferenciais já são gigantescos”.

A docente também revela que foi proporcionado aos acadêmicos momentos divertidos, visto que eles adoraram o passeio: “Eles passaram por vários pontos no local, inclusive até de química, história e, principalmente, física. Eles viram várias coisas, como a parte de sustentabilidade e as ilustrações dos planetas do sistema solar. A parte do engenho de física, a qual eles mais gostaram, possui representações de ótica, força, eletricidade. Então, eles puderam mexer, indagando como os aparelhos funcionam. Logo, é possível explicar melhor como acontece e o porquê”.

“Eles se divertiram muito, adoraram. Quando eles entraram no engenho, parecia que a porta do parque de diversões havia sido aberta. Eles correram, brincando com os engenhos, montando, fazendo experimentos. Então, foi muito legal. Definitivamente, foi uma experiência única, que ficará guardada na memória de cada um deles. A aprendizagem foi com interação, muita alegria e contato com os amigos”, destaca a instrutora.