Com direito a urna eletrônica, voto secreto e comprovante de votação, alunos dos 4.os anos do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília realizaram, no último dia 5/11, votação para a escolha do nome de uma Locadora de Produtos. Na próxima semana, a Locadora será inaugurada e todos viverão, na prática, a experiência do empreendedorismo.

Os produtos oferecidos para locação serão: gibis, DVDs infantis e jogos para videogame. Tais produtos foram trazidos pelos próprios alunos, autorizados pelos responsáveis. “Desta forma, além das crianças, as famílias tiveram uma importância fundamental, pois colaboraram em todas as etapas do projeto”, afirmou a coordenadora do Ensino Fundamental I, Profª. Denise dos Santos Fernandes.

A atividade integra o Projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos – SEBRAE, que tem por objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre os jovens e despertar, na população escolar, a iniciativa de buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da criação de seu próprio negócio.

“A cada ano o projeto tem um enfoque específico e o trabalho de empreendedorismo vai ficando mais explícito à medida que a idade das crianças aumenta”, disse a coordenadora.

Nos 4.os anos, o tema escolhido foi a Locadora de Produtos. Os alunos montaram a locadora que atenderá os estudantes dos 3.os anos. Ao longo do ano, foram realizadas atividades que buscavam, além do conhecimento, a descoberta de qual produto poderia ser locado em função da clientela, bem como, as etapas e investimentos necessários para obter sucesso.

Jovens Empreendedores – O programa faz parte da parceria firmada, em 2009, entre o Sebrae-SP e o Instituto Superior de Educação Santa Cecília para formação de jovens empreendedores. Já foram ministradas aulas para alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, professores também do Ensino Médio e professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta).