mundial israel
Equipe do Santa Cecília e o Prof. José Medalha, da CBDE (foto: Beto Novaes)

Doze nadadores de Santos são os únicos representantes do Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Natação 2013 – World Schools Championship Swimming (ISF Swim-Cup), uma das mais importantes competições internacionais de natação escolar, que neste ano acontece na cidade de Herzliya, em Israel, a partir desse domingo (7) até a próxima sexta-feira (12). A delegação brasileira embarca neste sábado.

O mundial reúne onze países, incluindo o Brasil, e terá a participação dos melhores atletas estudantis do planeta com idades entre 14 e 17 anos em uma disputa que decidirá qual o país deterá o título de melhor equipe escolar de natação do mundo.

O Brasil será representado por alunos atletas do Colégio Santa Cecília, de Santos. Eles foram selecionados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) devido às marcas obtidas durante competições regionais e nacionais no ano passado, como o Campeonato Estadual Escolar de Modalidades Olímpicas.

No total, 12 atletas brasileiros irão para a competição, sendo seis pela equipe masculina e o mesmo número pela equipe feminina. Do grupo masculino participam Leonardo Monteiro Silva, Vinicius Marques Pedroso, Bruno Lopes Coelho, Matheus Requena Escobar, Felipe Bouças Araújo, Matheus Martins Alcântara. No feminino estão Cássia de Almeida Brito, Paula Ornelas Phillips, Marcela Cardoso dos Santos, Beatriz Bullo Silva, Karoline Manhani e Laura Gonçalves Ayres.

A delegação contará ainda com a treinadora Maressa D’Paula Nogueira e será chefiada pelo professor José Medalha, diretor de relações internacionais da CBDE.

Em Israel, nossos atletas disputarão medalhas nas seguintes provas: 100m livre, 50m peito, 100m costas, 50m borboleta e revezamento 6×50 livre, no dia 9.

Já no dia 10, as provas serão de 100m borboleta, 50m costas, 200m individual medley, 50m livre, 100m peito e revezamento 4×50 Medley.

Reconhecimento – Para o presidente da Associação Santa Cecília Esportes e pró-reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Marcelo Teixeira, a convocação da CBDE vem premiar o trabalho do Santa Cecília na educação e no esporte. “É uma honra ser o único colégio do País numa competição que serve de experiência para nossos futuros atletas olímpicos. Poucas instituições de ensino brasileiras conseguem conciliar com sucesso a educação e o esporte”.

Teixeira ressaltou que nos anos anteriores a convocação era dividida entre várias instituições, “mas o excelente desempenho dos nossos alunos atletas nos últimos campeonatos trouxe o convite para o Colégio Santa Cecília ser o único a representar o Brasil”.

De acordo com o professor Medalha, a bagagem que os jovens trarão, ao participar desse campeonato, não fica apenas no campo esportivo. “Será uma experiência fantástica também no âmbito cultural, pois estão programados eventos em que os participantes terão a oportunidade de apresentar a cultura de seu país através de diversas formas, trocar experiências e fazer novas amizades”.

O campeonato Mundial é organizado pelo Ministério da Educação de Israel em parceira com a Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF). Além do Brasil, equipes de países como China, França, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica também estarão presentes.

Fonte: Portal Esporte Escolar