Andrey Estevam Seabra, estudante do ensino médio do Colégio Santa Cecília, conseguiu um grande feito na sua vida: a medalha de bronze na American Math Olympiad (AMO).

A American Math Olympiad (AMO) é uma competição internacional de matemática para alunos desde o ensino fundamental 1 até o ensino médio, organizada em conjunto pelo SIMCC e a Southern Illinois University (SIU). Apesar do nome, o evento é aberto a pessoas do mundo todo.

Com só 17 anos, Andrey conseguiu uma pontuação dentro da prova que lhe permitiu, como recompensa, a medalha de bronze. “Quando saiu o resultado, eu dei um gritão”, lembra o estudante, ao descobrir o seu êxito na prova.

Ainda que seu gosto por exatas esteja afinado, ele destaca que nem sempre foi fã da área e que passou a gostar quando entrou no Santa Cecília. “Vi uma oportunidade de participar de olimpíadas, que o Santa sempre colocava. Comecei na OBMEP, participei de física e várias. E a partir de então começou a gostar dessa parte de exatas”, ressalta o estudante.

O jovem conta que a sua preparação foi longa e que durante todo o processo foi necessário abrir mão de luxos e privações. “Chegava da escola de manhã, estudava aqui (Santa Cecília), ficava de tarde, das 13h até às 18h estudando, e depois ia para outros compromissos que eu tinha”, explica sobre a sua rotina de estudos.

“Tive que fazer uma loucura, em relação ao meu sono. Porque eu tinha que dormir de tarde para poder estudar de noite/madrugada. Porque era a hora que meu irmão mais novo ficava de boa dormindo”, recorda o jovem.
Em razão da pandemia, a prova foi feita de forma on-line. “É um nível muito diferente. Fiz a prova, e saí meio triste. Não foi esse ano. Mas eu saí feliz porque pensei que tinha dado meu máximo”, diz. A prova foi feita em novembro de 2021, e o resultado saiu meses depois.

Apesar da falta de confiança, ele fala ter saído do exame bem feliz. ”Mas eu queria um resultado bom. Fiquei muito surpreso com o resultado”, destaca Andrey.

Cláudio Rocco, professor de Matemática do Ensino Médio e um dos principais responsáveis pela preparação de Andrey para a AMO, ressaltou a aptidão do jovem para os estudos de exatas. “Então, pegamos provas do ano passado, retrasado e começamos a resolução. Eu resolvendo e ele acompanhando”, comenta o professor, que finaliza em seguida, afirmando que à medida que o aluno foi resolvendo as questões, mais confiança ele foi ganhando.

Orientadora Educacional do Ensino Médio, Eldirlaya Matos da Silva Framiglio afirma que o objetivo da instituição é sempre o de dar espaço para que os alunos participem desses eventos. “A gente ficou bem contente com o desempenho dele. Foi bem legal mesmo”, diz animada a professora.