Aluno do Colégio está entre os pré-selecionados para Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília

499

O  Parlamento Jovem Brasileiro possibilita a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

O aluno da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecilia, Pedro Jonas, foi pré-selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2017. A lista foi divulgada na última segunda-feira (3/7) pela Câmara dos Deputados. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 14 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjb

O projeto apresentado pelo jovem é voltado à área de educação e inclusão social e propõe a obrigatoriedade do conhecimento e da utilização da prática de libras (linguagem para deficientes auditivos) em sala de aula como forma de integração.

“A ideia é que, além dos professores, todos os alunos tenham conhecimento desta linguagem e, assim, possibilitar que as pessoas que têm dificuldade auditiva consigam se integrar na sociedade”, afirmou o professor de história do Colégio Santa Cecília e orientador do projeto, João Carlos de Oliveira.

Esta não é a primeira vez que o aluno do Colégio Santa Cecília é destaque em questões políticas. Pedro já participou do Projeto Câmara Jovem de Santos, como Vereador, e também do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como Deputado Estadual.

Sobre o Parlamento – O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Pelo Estado de São Paulo foram selecionados 44 projetos e, destes, apenas 11 tomam posse como Deputado Federal Jovem.

A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos (de todos os estados) que são empossados têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somando a experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

Ressaca – “Plano emergencial contra efeitos da ressaca no litoral” foi o tema do projeto de Pedro como Deputado Estadual e propõe que a sociedade da região deve ser informada sobre ações preventivas e emergenciais em caso de ressaca na Baixada Santista.

No começo do ano, o projeto do aluno do Colégio Santa Cecília despertou interesse do Deputado Estadual Cássio Navarro, que agendou algumas reuniões entre sua equipe e o aluno do Santa Cecília para alinhar a propositura e apresentá-la oficialmente na Assembleia.

De acordo com o professor João Carlos, que também orienta Pedro neste Projeto, a proposta é bem atual, porque faz relação com as questões da maré, da intervenção da maré junto à cidade e junto à área urbana. “Ele fez um projeto de lei que tem como objetivo dar novas responsabilidades ao governos municipais, por exemplo, criar um sistema de alerta, integrar os órgãos de assistência, de segurança, hospitais, etc., para que, quando ocorra um evento desta proporção, toda a população esteja avisada, e, ao mesmo tempo, todos esses órgãos estejam preparados para minimizar riscos e principalmente, proteger vidas humanas.”

Durante o período de pesquisa, Pedro teve a colaboração do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), referência na Região neste tipo de evento.

Jovens na política – O engajamento dos alunos do Colégio Santa Cecília em projetos ligados à política, à melhoria da qualidade de vida do cidadão e ao desenvolvimento sustentável das cidades tem sido reconhecido na região.

Paulo Miguel da Silva Jonas, do 9º. ano do Ensino Fundamental, e Alexia Figueiredo de Sá Rocha, da 2ª. série do Ensino Médio, foram empossados em maio pela 3ª. Legislatura da Câmara Jovem de Santos. Paulo, que é irmão de Pedro Jonas, foi eleito como Jovem Vereador Titular, enquanto Alexia é Jovem Vereador Suplente.

Nesta edição, o Colégio tem ainda mais dois alunos, Mateus Matheus Prudêncio, da 2ª. série do Ensino Médio, como Jovem Vereador Titular, e Maria Eduarda José Neubauer,da 1ª. série do Ensino Médio, na qualidade de Jovem Vereador Suplente. O orientador é mais uma vez o professor de História, João Carlos.