Kon’nichiwa, subete yoidesu ka? (Olá, tudo bem? – em japonês) É assim que o aluno do Colégio Santa Cecília Andrey Estevam inicia as videoaulas que publica em seu canal no Youtube -Estudos Gerais – Andrey Estevam. Com uma linguagem didática e de fácil entendimento, o estudante de 16 anos explica matemática e física, além de resolver questões de vestibulares de diversas áreas (humanas, exatas, biológicas).

Andrey conta que sempre foi dedicado aos estudos, sendo uma verdadeira paixão. “Desde pequeno, gosto muito de estudar para aplicar o conhecimento na vida. Para mim, não faz muito sentido estudar somente para tirar um 10 ou algo do tipo. Sempre achei fantástico como o aprendizado pode mudar vidas, e é algo que me deixa admirado”.

Essa relação de amor com os estudos se intensificou quando Andrey passou na Olimpíada Brasileira de Matemática duas vezes seguidas, em 2017 e 2018, decretando a afinidade com a área de exatas.

Com a pandemia, Andrey começou a se aventurar, realizando cursos de linguagem corporal e do processo de aprendizagem. Em um desses cursos, uma frase de Albert Einstein o marcou: “A melhor forma de aprender é ensinando”. E foi o que ele fez. “Sempre que eu terminava uma aula, ia correndo para a sala explicar tudo para os meus pais. Eu falava de uma forma didática, sem complexidade nem nada. Queria fazer algo para eles entenderem mesmo”.

Assim, a vontade de Andrey de ensinar cresceu e a ideia de criar o canal de estudos surgiu. Ele começou a planejar, até que quatro meses atrás, em janeiro, seu espaço para aulas nasceu. “Agora, no meu canal eu posto várias dicas para cálculo mental, aulas completas de física e matemática (pretendo iniciar química e algumas outras matérias também), posto alguns vídeos falando sobre a questão da organização no estudo, que é algo fundamental, gravo algumas resenhas de livros e muitas resoluções de exercícios”.

Durante o processo de divulgação do canal, outro projeto apareceu. “Algumas pessoas me chamaram no particular me perguntando se eu dou aulas particulares. Desde então, todo sábado, das 16 às 20 horas, eu ajudo estudantes em física, matemática e mentorias de como estudar com eficiência.

Essas aulas abriram minha visão, pois cada pessoa tem suas dificuldades, e um fator crucial é a base do ensino dado pelas escolas. Vejo que os estudantes de escola pública que eu auxílio possuem dificuldades em algumas coisas mais básicas. Isso mostra o impacto que uma boa escola tem. E o Santa Cecília é um ótimo exemplo, senão o melhor, quando o quesito é competência, qualidade de educação e motivação. Sem o auxílio da escola, eu não seria capaz de ajudá-los com clareza”.

Com momentos difíceis, em que pensou desistir de gravar as aulas, Andrey afirma que o suporte da família e dos professores do Santa Cecília foi essencial. Seus pais, Jamyle e André, junto da Dona Nadir e seu irmão Juan, em especial, são os responsáveis por motivar o estudante.

“Algo que não posso deixar de mencionar é o impulso e motivação que os professores do Santa Cecília dão. Sem exceção nenhuma. Todos são excelentes profissionais. Aqui ficam alguns agradecimentos aos professores: Alexandre, de matemática; Fábio, de física; Liane, de gerenciamento financeiro; Eryka, de redação; Rocco, de geometria; PH, de química; Gabi, de filosofia; Fabio, de biologia, e João, que me fez compreender história de uma forma incrível; e todos os outros professores”.

Apesar da paixão por ensinar, Andrey não pretende seguir a carreira de professor. Na verdade, ele sonha em ser delegado federal. “Não será algo fácil, mas, quando é feito com amor e persistência, o céu é o limite”. Mesmo assim, seu canal de estudos terá continuidade, como um hobby para demonstrar seu amor por exatas.