Às 20h da quarta-feira (11/08), aconteceu via Youtube uma live com o tema “Herbário HUSC – Unisanta: vivências no desenvolvimento de projetos de briófitas”. Para assistir à transmissão gravada, basta acessar o link: www.youtube.com/watch?v=OWJ98XUwySw

A transmissão foi realizada pelo Núcleo de Especialistas em Briófitas (NEB) da associação sem fins lucrativos Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e teve como temas centrais os projetos desenvolvidos no Herbário da Unisanta (HUSC) com briófitas, que são um grupo de plantas de pequeno porte que não possuem vasos condutores de seiva (os musgos são os principais representantes das briófitas).

Para o bate-papo, foram convidados: a bióloga e coordenadora do Herbário da Unisanta, Ma. Zélia Rodrigues de Mello, e quatro ex-alunos da Unisanta e ex-estagiários do HUSC (Beatriz Rizzo, Marcela Dravanetti de Vita, Me. Renato Xavier Araujo Prudêncio e Victória Masson). Estes falaram sobre os projetos desenvolvidos e experiências adquiridas à frente do herbário.

Herbário da Universidade Santa Cecília

Um herbário é um local onde é armazenado um conjunto de plantas preservadas e organizadas segundo um sistema determinado, que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo.

Inaugurado em junho de 1998, o Herbário da Unisanta (HUSC) presta serviço à comunidade em questões sobre dúvida da identidade correta da planta. Além disso, ele preserva o testemunho de estudos científicos que envolvam plantas nas áreas de ecologia, botânica, fitoterapia e farmacognosia, sendo que sua principal área de estudo é o bioma Mata Atlântica no litoral do estado de São Paulo (ecossistemas manguezal, restinga, floresta ombrófila densa).