Novo material didático é lançado para cursos na área ambiental

44

Em um esforço conjunto para fortalecer as iniciativas de educação ambiental, a Universidade Santa Cecília anuncia o lançamento do Guia de Aves, em parceria com a renomada Editora Naturalistas. O evento de lançamento foi realizado no dia 21 de fevereiro, no Laboratório de Ecologia Humana da Unisanta.

Este guia, desenvolvido como material didático para ações de extensão, é especialmente destinado aos alunos dos cursos na área ambiental, como Ciências Biológicas, Ecologia e Ciência e Tecnologia Ambiental. Ele servirá como uma ferramenta valiosa para atividades práticas em campo, permitindo aos alunos uma experiência imersiva na observação e estudo das aves.

Produzido pela Editora Naturalistas, em colaboração com o Laboratório de Ecologia Humana da Unisanta, o Guia de Aves marca o início de uma parceria promissora para futuros materiais educacionais. A parceria continuará para outras produções e próximos materiais, que serão produzidos com o apoio da equipe de docentes do projeto Etnopesca em conjunto com atividades da disciplina de “Teoria e Prática da Extensão na Pós-Graduação”, ofertada pelos programas de pós-graduação stricto sensu.

O evento de lançamento apresentou o Guia de Aves e explicou sobre o Programa Educacional Pequeno Guarda Parque, um projeto de destaque desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia Humana.

Saiba mais sobre Programa Pequeno Guarda-Parque (PGP):

O Programa Pequeno Guarda-Parque (PGP) foi lançado em 2019, no Arquipélago de Fernando de Noronha (Pernambuco, Brasil), atendendo crianças e jovens, residentes e visitantes do Parque Nacional Marinho. A caderneta de campo foi distribuída e aplicada com o apoio de guarda-parques, monitores ambientais, voluntários e condutores turísticos, beneficiando diretamente cerca de 5.000 crianças e indiretamente 20.000 pessoas entre os anos de 2019 e 2022.

A partir de março de 2021, o Programa Pequeno Guarda-Parque começou a ser construído coletivamente, com a participação das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, para implantação no município de Viana, no estado do Espírito Santo. Em julho de 2022, o material foi lançado e passou a ser parte do conteúdo programático e pedagógico das escolas da rede pública de ensino do município. A caderneta de campo é um material didático distribuído para os alunos, composta por atividades sobre a fauna, flora, hidrologia, relevo, entre outras. Os professores da rede participaram do curso semipresencial de formação, com carga horária total de 80 horas, e três encontros ofertados, de modo a estabelecer um protocolo de aplicação do material dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, os professores receberam um kit didático de apoio para a realização de atividades práticas de campo com os alunos.

No primeiro ano de aplicação, 40 professores foram capacitados e 1400 alunos foram beneficiados em 15 escolas da rede pública de ensino do município. Já em 2023, o programa foi ampliado, alcançando 100 professores, 3000 alunos de 26 escolas da rede municipal de ensino. O Programa irá continuar com suas atividades em 2024, com uma 2.ª edição da Caderneta de Campo do Programa Pequeno Guarda-Parque, elaborada a partir de contribuições de todos os envolvidos.

Cabe ressaltar que todo o processo de construção do PGP foi pensado no envolvimento e engajamento das Secretarias Municipais, da rede de ensino e dos professores, incluindo a formulação das temáticas abordadas, elaboração coletiva de materiais de apoio e do caderno do professor contendo as atividades executadas. Trata-se de uma estratégia para aproximação, adoção do projeto e autoria conjunta que reúne todos os envolvidos, aumenta o pertencimento, garante a discussão permanente e melhoria contínua.

Dando continuidade às atividades do Programa Educacional Pequeno Guarda-Parque, o “Guia de Aves Costeiras”, lançado em fevereiro de 2024, é um material direcionado a crianças e adolescentes e traz fotografias e informações sobre algumas espécies avistadas nos manguezais do litoral do estado de São Paulo, buscando estimular e ampliar a prazerosa atividade de observação de aves.

Esse guia didático, distribuído gratuitamente pela Editora Naturalistas, faz parte de uma ação socioambiental, que tem como objetivo municiar as crianças com material de excelência e praticidade para ampliar o conhecimento e favorecer a interação com o meio ambiente. O “Guia de Aves Costeiras” marca o início da parceria institucional entre a Editora Naturalistas e o Projeto Etnopesca, desenvolvido pelo laboratório de Ecologia Humana da Universidade Santa Cecília, que tem como perspectiva o desenvolvimento de outros materiais educacionais para uso em Unidades de Conservação da Região.